Vítor Alberto Klein's Blog

Perfil Vítor Alberto Klein

Vítor Alberto Klein

Skills, expertise and capabilities: BPM (Business Processes Management), BPI (Business Processes Improvements), Quality System Management (ISO 9001:2008), Organizational Diagnosis, Quality & Processes Auditorships, Projects Development, Systems Critical Analysis, Continuous ImprovementsChange Management, Management Models, Enterprise Business Architecture and Business IntelligenceIntegrator: Processes x Systems x Peoples x Strategies.

Porto Alegre – RS

Fone: (51) 3387-1858

CRA – 8ª Reg. SP – MT – MS  nº 27429

e-mail:vitoralbertoklein@ibest.com.br

skype:  vitor.alberto.klein

 

http://lattes.cnpq.br/3217892954242563

 


Consultor (Gestão Empresarial) – Processos, Informações, Negócios, Gestão & Qualidade.

Consultor independente.

Dados Pessoais

Separado, 56 anos, 1 filho

Data Nascimento: 28/07/1959

Naturalidade: Porto Alegre – RS

Formação Acadêmica:

Bacharel em Administração de Empresas

Faculdade de Economia São Luís – São Paulo – SP  –  Graduado em 1986

Histórico Profissional( principais relações e atividades)

TRENDS Consultoria Empresarial Ltda. – Porto Alegre

Período: Março / 2006 a Dezembro / 2013

Função: Consultor Associado

Diagnóstico – Através da Human Capital Solutions – SP, assessorando seu cliente / parceiro “THE HIGHLAND GROUP” (empresa de consultoria com atuação internacional, com sede nos EUA) fizemos parte do “team” que realizou um diagnóstico na cadeia logística da Votorantim Metais (unidades bauxita Zona da Mata e Poços de Caldas) – de 21/05 a 10/06/11.

Auditorias – Auditorias de Qualificação de Fornecedores (MACROMAQ – São José – SC, INO Inocêncio – Siderópolis – SC e PROLINCON – Tubarão – SC) para a ALCOA Alumínio S.A. através da SQS Consultores Associados – Outubro / Novembro – 2010.

CursoMinistramos de 02 a 13 de Agosto (80 h/a) o curso de Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais e Comportamentais para uma turma de 23 gestores (gerentes e coordenadores) da INFRAERO, através de parceria com o Instituto APRENDIZ.

Pré-projeto (iniciativa pessoal) – Levantamentos, estudos e análises junto a algumas cooperativas do RS, SC e PR para a adoção de um modelo padrão de gestão – estratégico e operacional. (Outubro / 2009 a Abril / 2010).

Projeto – Diagnóstico econômico – financeiro na DERMOGRAL Farmácia Dermatológica Ltda. Revisão de processos com ênfase em aspectos financeiros (redução de custos, produtividade, controles, gestão, fluxo de caixa). (Outubro / 2009).

Projeto – preparação para certificação em Qualidade do Call Center da Souza Cruz S.A. em parceria com a LOYALTY Consultoria em Marketing – Rio de Janeiro – Escopo: Adequação da base de documentos em processos / procedimentos para certificação externa do Sistema de Gestão, pela Norma ISO 9001:2008. (Janeiro a Julho / 2009).

  • Atuação como parecerista na avaliação (Negócios, Mercado, Know-how) das propostas preliminares aos projetos a virem ser financiados pelo PRIME – FINEP.

Incubadora-âncora: Centro de Empreendimentos em Informática – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (Maio/2009) – Porto Alegre –RS.

  • Palestrante em seminário com o tema “Gestão por Processos”, para pós-graduandos em Controladoria da FSG – Faculdades da Serra Gaúcha (Junho/2009) – Caxias do Sul – RS.

Projeto – PROPAD (Padronização e Organização Administrativa das Promotorias de Justiça) do MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL em Porto Alegre – RS, como consultor autônomo contratado pela SQS Qualidade & Tecnologia – São Paulo – Escopo: coordenação de Equipe de 10 consultores para o trabalho de levantamento, mapeamento, análise e implementação em 190 Promotorias de Justiça existentes no Estado, objetivando padronização, desenho de processos, melhorias, adoção de melhores práticas, dimensionamentos funcionais, níveis de produtividade e de adequação no uso dos sistemas e etc. (Junho a Dezembro / 2008).

Projeto – mapeamento de processos no Call Center da Souza Cruz S.A. em parceria com a LOYALTY Consultoria em Marketing – Rio de Janeiro – Escopo: Definição da estrutura de processos da Unidade, mapeamento, documentação, identificação de procedimentos operacionais, pontos de controle, modelo de gestão, além de dimensionamento / balanceamento de cargos x funções. (Janeiro a Junho / 2008). Desenvolvimento do Manual de “TELESALES”.

Projeto – piloto na GRENDENE S.A. em parceria com a Beringer Consulting – Escopo: Mapeamento de Processos a fim de identificar melhorias de T.I. (Julho a Agosto / 2007).

Projeto – de Março a Setembro/ 2006 desenvolvimento de projeto de implementação de sistema integrado no MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ em Curitiba-PR, através da DiUno Informática Ltda – Caxias do Sul – RS. Este trabalho visou fazer todo o mapeamento, revisão e otimização de processos na fase de pré-implantação do sistema integrado, objetivando revisar e otimizar os processos da Instituição (adequando-os ao sistema) e, em última instância, definindo necessidades de customizações do sistema.

Neste projeto fui responsável pelos seguintes processos:

  • Suprimentos / Almoxarifado;
  • Recursos Humanos / Folha de Pagamento / Controle de Ponto / Designação de Membros;
  • Controle Patrimonial;
  • Controle da Frota;
  • e suas interfaces: Financeiro e Planejamento.

Acompanhei também os seguintes processos:

  • Protocolo Integrado;
  • Processos Jurídicos;
  • Compras.

Projetospontuais de consultoria em empresas de médio e pequeno portes (KWA Materiais Elétricos) e Conselho Regional de Nutricionistas – este através da FUNDATEC – Porto Alegre.

SOLUTION CONSULTORES ASSOCIADOS – Porto Alegre

Período: Outubro / 2005 a Fevereiro / 2006

Função: Consultor de Negócios –  CONSULTOR AUTÔNOMO

Atividades: Contatos junto a empresas de todos os segmentos de negócio, em busca de necessidades de diagnósticos organizacionais e de projetos de melhoria, e a conseqüente venda desses serviços.

Este trabalho inclui as atividades de planejamento e prospecção de mercado, acordos de parcerias, visitas / reuniões com clientes corporativos, apresentação dos serviços e soluções desenvolvidos, e em alguns casos, o próprio desenvolvimento do diagnóstico ou projeto. Paralelamente, em virtude de representar, também, empresas nos segmentos de tecnologia, sistemas, gestão e qualidade, realizo a intermediação de ofertas de soluções e serviços nestas áreas, a partir de alguma demanda / necessidade identificada em meus contatos de negócios.

REDE SUL ASSESSORIA EM COBRANÇA LTDA – MACAREVICH & CORREA ADVOGADOS ASSOCIADOS – Porto Alegre

Período: 12/08/04 a 26/08/05

Função: Analista de Controles Internos / Auditor Interno

Atividades: Acompanhamento junto a consultoria externa, de projeto de mapeamento de processos, normatização e descrição de procedimentos em todas as áreas da empresa. Implementação da área de Controles Internos, definindo indicadores, pontos de controle e realizando monitoramento sobre índices operacionais, financeiros, de produtividade e etc.

Acompanhamento e monitoramento na implementação de 02 sistemas na empresa:

  1. Nova versão (Controle processos judiciais – TEDESCO) e
  2. Novo sistema (Cobrança – SYSREC).

Geração de relatórios analíticos, com análises evolutivas das carteiras. Acompanhamento das irregularidades apontadas pelas auditorias externas dos contratantes.

Trabalhos com uma visão mais estratégica da empresa, frente ao mercado, sistemas de informação, qualidade, relacionamento com contratantes, controles, auditorias, estrutura interna, processos de direção / negócio / suporte ao negócio / apoio, modelos de gestão das áreas e etc.

Num segundo momento (a partir de Fevereiro/2005) assumi a coordenação da equipe (06 pessoas) de custas e honorários do escritório.

OMEGA TECNOLOGIA LTDA – Santa Maria

Período: 26/01/04 a 03/08/04

Função: Vendedor / Consultor de Negócios

Atividades: Prospecção de clientes Pessoa Jurídica, visando ofertar serviços e consultoria em Tecnologia da Informação e divulgando, em paralelo,  cursos / treinamentos ministrados pela Empresa (certificada Microsoft, Red Hat / Linux, Novell e Pearson VUE). Levantamentos preliminares das necessidades (realidade) dos clientes no que diz respeito à estrutura de T.I. Soluções empresariais em tecnologia que visem aumento de produtividade, redução de custos, otimização dos recursos de HW e SW e otimização dos sistemas de informação e de comunicação. Negociações de acordos de parcerias e alianças operacionais junto à FUNDATEC, SENAC, SESI / FIERGS, SERPRO, PROCERGS, CACISM, NTE e etc.

CRT Celular S/A – TELEFÔNICA CELULAR – Porto Alegre

Período: 01/11/00 a 25/03/03

Função: Analista / Consultor

Atividades: Desenvolvimento de um amplo trabalho de mapeamento de todos os processos da Organização, juntamente com uma consultoria externa, cuja árvore de processos, definida neste trabalho, (em torno de 120 processos) trata-se da visão de processos do Grupo TELEFÔNICA, envolvendo 05 operadoras de telefonia móvel no país.

Desenvolvimento e administração de cursos de Mapeamento de Processos e de Melhorias Contínuas a Coordenadores da Qualidadenas Diretorias Técnica, Comercial e de Sistemas de Informação.

Realização de Auditorias Internas da Qualidade, como Auditor Líder.

Desenvolvimento de vários Projetos junto às áreas Técnica, Comercial e de Sistemas.

Coordenador do processo de migração para a ISO 9001:2000, nas áreas de Sistemas e Técnica (REDE), responsável pela manutenção do Sistema da Qualidade destas áreas, sendo o RD (Representante da Direção) nestas.

Participação em Projeto Corporativo de Integração da Tecnologia da Informação com Processos, envolvendo 04 Bases de Dados corporativas: 1) Processos, 2) Solicitações de Desenvolvimento / Manutenção de Sistemas, 3) Base de Informações de Sistemas e 4) Avaliação de Desempenho de Sistemas.

ABPL – Altamiro Borges, Planejamento e Logística – Porto Alegre (empresa com sede em Ribeirão Preto – SP)

Período: 05/04/00 a 24/09/00

Função: Consultor – (Autônomo)

Atividades:Desenvolvimento de um amplo Projeto de Logística (Planejamento, Movimentação, Armazenamento, Organização, Distribuição e  Controle de Materiais, além da implantação de um Sistema Logístico de Informações) na TELET S/A (atual Claro Digital).

Beringer Consulting – Porto Alegre

Período: 21/02/99 a 20/12/99

Função: Consultor de Negócios Pleno – (Autônomo)

Atividades: Desenvolvimento de um trabalho preliminar a implantação do Sistema EMS da Datasul, nas Empresas TODESCHINI (Bento Gonçalves) e FANAVID (São Paulo), realizando um mapeamento de todos os processos da Organização através da ferramenta ARIS Toolset da IDS Scheer, verificando a aderência do sistema aos processos, identificando as possíveis necessidades de customização e propondo otimizações, e principalmente, melhorias nos processos levantados a fim de adequá-los ao Sistema de Gestão a ser implementado.

A Metodologia de Implementação Datasul (MID) norteava nossos trabalhos junto aos implantadores.

Fundação Fockink – Porto Alegre

Período: 13/07/98 a 20/02/99

Função: Consultor de Negócios Pleno – (Autônomo)

Atividades:Desenvolvimento de Sistema de Remuneração Estratégica. Desenvolvimento de Plano de Carreira interno. Desenvolvimento da padronização da metodologia e das tecnologias utilizadas por Empresa de Consultoria.

Desenvolvimento de trabalhos de consultoria de gestão / intervenção na Transportadora T.R.L. (Porto Alegre), reestruturando o Sistema de Informações Gerenciais, de Controle Operacional e da estrutura de custos.

Performance Recursos Humanos – PROCERGS – Porto Alegre

Período: 08/08/97 a 03/02/98

Função: Analista de O&M – Consultor – (Temporário)

Atividades:Estudo,  reestruturação e  implantação do  lay-out da área de atendimento ao público. Estudo  e  implantação  do  DISK-DETRAN  e  do Setor  de  Documentos / Prontuários. Levantamento,  Análise, Proposições e Normatização do Sistema de Veículos (NOVO DETRAN-RS).

Bratt – Sistemas de Produtividade & Qualidade – Porto Alegre

Período:  19/09/94 a 15/04/97

Função: Supervisor de Projetos

Atividades: Projetos de Produtividade & Qualidade e de Revisão de Processos nas Empresas: Indústrias Claudio Eberle (Caxias do Sul), DAIBY Calçados (Sapiranga), Transportes PANEX (Caxias do Sul).

Diagnósticos Empresariais nas Empresas: TECNOMOLA – Ind. de Molas Ltda (Cachoeirinha); Instituto de Cardiologia (Porto Alegre) e Magazines MAGNABOSCO (Caxias do Sul).

Realização de treinamentos gerenciais em Planejamento, Organização, Estratégia, Qualidade, Sistemas de Informações, Coordenação e etc.

Análise e descrição de Cargos e Salários.  Reestruturações Organizacionais. Otimização e Melhoria nos processos de negócio e suporte dos clientes.

Wapsa Auto-Peças Ltda (Grupo BOSCH) – São Paulo

Período: 19/03/87 a 05/02/88

Função: Analista de Sistemas Administrativos

Atividades: Implantação de Rotinas de Trabalho e Controles Industriais. Desenvolvimento projetos nas áreas: Financeira, Planejamento Industrial, Comercial e Produção.

CMA – Consultoria, Métodos e Assessoria em Sistemas Ltda – São Paulo

Período: 09/09/85 a 28/10/86

Função: Analista de O&M / Instrutor de Treinamento

Atividades: Implantação estrutura de O&M.  Seleção e treinamento a Estagiários.

Comind S/A – Serviços Técnicos e Processamento de Dados – São Paulo

Período: 29/07/83 a 03/06/85

Função: Analista de O&M Jr.

Atividades: Manutenção Sistema de Formulários (cheques, contratos, formulários contínuos e etc). Contatos / tratativas com fornecedores (gráficas).

Bayer do Brasil S/A – São Paulo

Período: 05/10/80 a 21/01/83

Função: Auxiliar Administrativo

Atividades: Trabalhos de Planejamento / Estatística de Vendas.  Elaboração de Relatórios Gerenciais. Permanência por 06 meses na Produção – Planejamento e Controle da Produção (Farmacêutica).

Conhecimentos profissionais complementares

  • ARIS Toolset, Visio e Igrafx (mapeamento de processos e fluxogramação de atividades);
  • FAST-BI (Execplan) – Sistema de Informações do Negócio (EIS);
  • Word, Excel, Power-point, Internet, Lotus Notes;
  • ERP’s (EMS – Datasul – bons conhecimentos) e (SAP – conhecimentos superficiais);
  • Inglês intermediário e espanhol básico;
  • Conhecimentos dos conceitos de BSC (Balanced ScoreCard) – Alinhamento Estratégico, SCM (Supply Chain Management) e CRM (Customer Relationship Management);
  • Conhecimentos da Metodologia PMI de gerenciamento de projetos;
  • Metodologia  M.A.S.P.  e  P.D.C.A.

CURRICULUM_VITAE_Vítor Klein

2 Comentários »

  1. Bom dia Vítor,
    Navegando pela internet,descobri seu link,gostei muito,é interessante,inteligente.Irei acompanhar.

    Bye,bye
    Marcinha

    Comentário por Márcia — 17/08/2010 @ 11:31 | Responder

    • Será um prazer Márcia.
      Não deixe de acessar as Seções do blog, onde existem links a sites muito interessantes. As Seções, para facilitar, estão separadas por assuntos.

      abs

      Comentário por vitoralbertoklein — 17/08/2010 @ 11:43 | Responder


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