Vítor Alberto Klein's Blog

04/08/2012

De onde vem o crédito ?

Filed under: Atualidades — vitoralbertoklein @ 14:20

Por Ricardo Gallosexta-feira, 3 de agosto de 2012

Fonte:  http://colunistas.ig.com.br/ricardogallo/2012/08/03/da-onde-vem-o-credito/

 

Se alguém precisa de um empréstimo, procura um banco. Certo? Nem sempre. Há outras fontes de crédito na economia. Outros emprestadores que ajudam a financiar o investimento das empresas.  Ou seja, as empresas tem dívidas que vão além das dívidas bancárias tradicionais tomadas junto aos bancos no Brasil.

Não há uma estatística mais frequente com estes dados de endividamento das pessoas e empresas , onde seja possível ver a evolução do financiamento e de suas fontes. Assim eu decidi analisar 3 fontes principais de financiamento e crédito na economia, que são representativas de 3 formas clássicas de endividamento:

a. Crédito bancário: representa o volume de empréstimos tomados junto a bancos, financeiras, cartões de crédito e empresas de leasing no país.

b. Crédito externo: que é o montante de empréstimos tomados geralmente por empresas junto a bancos e investidores no exterior.

c. Crédito no mercado de capitais domésticos: que geralmente é feito por emissões de debentures, porém há outros instrumentos como CRI´s e FIDC´s, que têm como propósito dar acesso a outras fontes de financiamento fora do sistema bancário local, geralmente junto a investidores locais mais qualificados.

Levantei alguns dados para ver a participação das debêntures de empresas não financeiras, dos empréstimos e captações externas de empresas não financeiras e da dívida bancária ( como definida acima ) nos últimos anos, e fiz a tabela abaixo:

Na coluna amarela temos o montante da dívida externa de empresas não financeiras como % do PIB ( incluindo empréstimos entre empresas do mesmo grupo).

Na laranja temos o montante total de debentures emitidas por empresas não financeiras ( excluindo empresas de leasing) no Brasil.

Em azul temos o total de crédito bancário , como defini acima.

E em vermelho totalizei os 3 números.

Fica evidente o predomínio do crédito bancário na economia, que é mais do que é o triplo dos outros.

Vemos que o mercado de capitais domésticos ( debentures)  oferece ainda pouco crédito para as empresas, menos do que 50% do volume de crédito externo.

O sistema é bastante dependente dos bancos e, em particular, dos 6 grandes bancos que geram mais de 70% do total de empréstimos, se incluirmos BNDES na conta.

Além disto, as principais instituições que arranjam as captações externas e no mercado de capitais doméstico são os mesmos grandes bancos privados. Há mais  competição dos bancos estrangeiros nas operações de emissão de papéis no exterior, porém o mercado de debêntures é quase todo dominado pelos grandes bancos que gerenciam os maiores fundos de renda fixa do país e as carteiras de clientes sofisticados, principais compradores destes títulos locais.

Acredito que a competição seja a única forma de reduzir custos e aumentar eficiência de um sistema econômico. Logo, quanto mais agentes estiverem competindo pelo oferecimento de financiamento  na economia, independentemente da fonte de financiamento,  a alocação de crédito será feita de maneira mais eficiente para poupadores e tomadores de recursos.

Este assunto precisa entrar de vez na agenda do governo. Não adianta ficar reduzindo impostos em aplicações financeiras dirigidas. É preciso rever a estrutura de funcionamento dos mercados de tal forma que se permita um maior número de agentes atuando e competindo.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: