Vítor Alberto Klein's Blog

15/07/2012

Os 10 anos de uma carta que mudou o país

Filed under: Variedades — vitoralbertoklein @ 14:58

Por Cláudia Bredarioli   (cbredarioli@brasileconomico.com.br)
13/07/12 08:38

Fonte:  http://www.brasileconomico.ig.com.br/noticias/os-10-anos-de-uma-carta-que-mudou-o-pais_119332.html

 

Documento divulgado por Lula, em 2002, deu credibilidade ao governo petista.

Era uma vez uma carta que contou a história antes mesmo de ela acontecer.

Há pouco mais de uma década, em 22 de junho de 2002, Luiz Inácio Lula da Silva disputava o cargo de presidente da República quando divulgou um documento-compromisso que ganhou o nome de Carta ao Povo Brasileiro.

Destinada muito mais a acalmar mercados do que propriamente a seus eleitores, a carta já antecipava boa parte daquilo que o Brasil é hoje.

Depois de sua divulgação, empresários e investidores brasileiros – e principalmente estrangeiros – passaram a contribuir para o processo que deu credibilidade à campanha petista, levando Lula pela primeira vez à Presidência depois de três tentativas frustradas.

Dez anos mais tarde, um olhar sob a perspectiva histórica deixa claro que não se tratava de uma panaceia. De fato, os efeitos sob a economia começaram a ser percebidos depois de já iniciado o governo Lula – especialmente com as ações de Henrique Meirelles, recém empossado presidente do Banco Central, sobre a taxa de juros, com a intenção de manter a economia sob controle.

Num primeiro momento, o documento seria dirigido aos investidores estrangeiros. Mas, à medida em que conteúdo foi tomando forma, os líderes petistas decidiram divulgá-la internamente.

A versão para os investidores estrangeiros seria levada poucas semanas depois em uma viagem de José Dirceu, então presidente do PT, aos Estados Unidos para estabelecer uma aproximação com o partido Republicano em nome de Lula.

A Carta também deu aval para tudo o que se seguiu na campanha petista. Já sob o efeito do compromisso assumido publicamente, Lula ganhou o apoio de diversos empresários brasileiros de peso. O primeiro foi o dono da Gradiente, Eugenio Staub, para quem Lula representava a única saída viável ao Brasil.

“A Carta não representou uma ruptura. Ela expressou mudanças programáticas do PT que haviam começado em 1995. Um papel semelhante ao da escolha de José de Alencar para vice na chapa – uma continuidade do amadurecimento da política de alianças”, conta o ex-ministro José Dirceu ao Brasil Econômico.

Um dos cenários da articulação para a confecção do documento foi a sede da Brasilinvest em São Paulo. “Foi o Fidel quem sugeriu a Lula essa necessidade de estabelecer contato com o governo americano. O PT nos procurou para ajudar nesse processo”, diz Mario Garnero, presidente da Brasilinvest.

Em um almoço entre Garnero e Dirceu, costurou-se um encontro entre Lula e a então embaixadora dos EUA no Brasil, Donna Hrinak.

Na reunião, Lula e Hrinak contaram com um amuleto para estabelecer uma conexão imediata: ela carregava na bolsa um chaveiro com o bonequinho do candidato que havia sido distribuído na campanha dele ao governo paulista de 1982. “Meu filho gostava de brincar com esse boneco quando pequeno”, contou a embaixadora ao interlocutor que se apresentava naquele momento.

Poucas semanas depois, Hrinak declararia que “Lula seria a reencarnação do sonho americano”. A partir daí Garnero, seus assessores e a cúpula do PT trataram de endereçar mais de duzentas cartas a americanos que pudessem ouvir o que os petistas tinham a dizer. Entre eles, o ex-presidente George Bush.

Comentários ao artigo (encontrados no próprio link):

Vlamir, Guarulhos/São Paulo | 13/07/12 11:20
Essa carta, é o registro dos primeiros movimentos de amadurecimento do PT.
O PT se reposicionou no meio termo, cedeu, aprendeu e fez alianças para governar. Hj o PT é governo embora teve de vender parte de sua alma ao diabo.

ELZA BILEU DE AMORIM, são paulo | 13/07/12 11:40
É UMA PENA QUE TUDO AQUILO QUE O PT CRITICAVA, OFENDIA ELE FAZ HOJE.
O PIOR É QUE O PT E SEUS ALIADOS, EM SUA MAIORIA SÃO CORRUPTOS, PRINCIPALMENTE O SR. JOSÉ DIRCEU E LULA, QUE SEMPRE DIZ QUE NÃO SABIA DE NADA. JÁ FUI PT, HOJE NÃO ASSISTO NADA QUE VENHA DO PT. É UMA PENA QUE A DILMA SE DEIXE LEVAR POR ESSES VELHOS LOBOS.

Wellington, Brasilia | 13/07/12 12:02
Foi a entrega total aos banqueiros e estrangeiros, e renuncia aos próprios ideais, em troca do poder.

Sérgio Augusto Silveira, Recife | 13/07/12 12:04
Essa postura de Lula, diante do fato perturbador para a esquerda (se ver com o poder máximo nas mãos sem ter feito a clássica revolução exemplificada por Fidel Castro) sacudiu conceitos e tornou absurda a idéia de derrubar o capitalismo. Ao contrário de décadas passadas, em 2002 a missão foi mudar o papel da esquerda, fazendo-a usar o sistema vigente, sem confrontos, para permanecer no poder. A chamada revolução ficou para as calendas gregas.

francisco alberto agosta, | 13/07/12 12:11
A verdadeira intenção dessa carta , era tornar o brasil confiável aos gringos e conseguiu , mas o povo brasileiro continua anlfabeto e burro dá dó de ver .o povão continua na miséria intelectual , `parecem macaquinhos amestrados´isso o pt não resolveu , bem ele que era nossa única esperança .

Fernando Campos, Panamá | 13/07/12 12:25
Esse é o documento que abriu as portas para a vitória do PT, para o advento do Mensalao – alías gestado pelas mesmas cabecas – , que liquidou o que de puro existia na idéia de criacao do PT e possibilitou o assalto de Brasília e do país. Como os ciclos na política e na economia sao longos, os nossos netos poderao ler nas páginas da história desse período o engodo a que fomos submetidos durante todo esses, talvez, 16 anos, se ainda restar um historiador lúcido.

decio afranio, Brasília | 13/07/12 12:46
O título é um exagero. Lula acalmou o mercado e obteve apoio externo justamente porquê prometeu não mudar nada. Ora, se Lula nada mudou então como atribuir às suas palavras as mudanças ocorridas no país? A grande contribuição de Lula foi exatamente não fazer nada, foi surfar na onda e colher frutos advindo dos ventos favoráveis externos que beneficiaram países exportadores de commodities.
O seu governo não teve ousadia, não propôs e não permitiu que avançássemos mais. Seu grande mérito foi exatamente não fazer nada, a não ser estender o bolsa família e dar aumentos sem contrapartida ao funcionalismo público. No mais, suas contas estão por vir.

carlos roscoe, Belo Horizonte | 13/07/12 12:47
Foi a carta mais mentirosa nunca dantes perpetrada neste país.

carlos, Presidente Prudente | 13/07/12 13:09
essa foi uma das duas coisas que Lula (como estadista) fez bem ao Brasil, a segundo foi eleger a Dilma, no meio disso… mais nada significativo.

José Carlos, São Paulo/SP | 13/07/12 13:21
O grande mérito do PT nestes anos de governo esta resumido exatamente neste quesito, isto é, falou tantas coisas antes e depois não mexeu nos fundamentos econômicos herdados, caso contrário seria uma catástrofe.
Porém no que se refere a postura de governo deixa muito a desejar, principalmente na gestão anterior quando fazia uso da palavra para falar ou comentar sobre os fatos e assuntos publicados, tais como “chavões”: “Não vi e não sei de nada” (escandalo do mensalão), “companheiros” (nas suspeitas de corrupção de integrantes do PT), ” as imagens não falam por si só” (sobre as gravações que mostravam a entrega de dinheiro por parlamentares) e etc.
Em relação ao fortalecimento econônico, deixou escapar uma grande oportunidade de forçar a reforma tributária (momentos excelentes vividos entre 2004 a 2007), além da falta de investimentos sustentados na educação, saúde, infraestrutura e segurança. Muito pouco por quem tantas esperanças foram depositadas. Hora para reflertirmos.

Sergio Luiz, Campinas | 13/07/12 13:25
PT, quem te viu, quem te vê. Hoje já não é mais diferente, hoje é igual ou pior aos outros.

Sucaneiro, Curitiba, pr. | 13/07/12 13:54
O amadurecimento do PT levou o Lula a presidência por duas vêzes e a Dilma na continuidade de governo e do progresso que 90 % dos brasileiros estão vendo todos os dias.
Infelizmente há uma minoria de 10% que unida a imprensa marron, do DEM, PSDB e não sei mais de qual partido de oposição, ligados aos cachoeiras da vida, só vão ficar satisfeitos quando o Brasil voltar a andar de chapéu na mão, atrás do FMI pedindo esmolas e vendendo nosso patrimonio a preço de banana, como no tempo do FHC.

alfredo herbert cardoso, | 13/07/12 15:29
Ba Che, se vendeu parte de sua alma ao diabo a outra parte só pensa em ficar rica. O Brasil precisa urgentemente de uma lei que prenda os ladrões do dinheiro público e só os solta quando devolverem tudinho. Mas, quem edita as leis não está interessado nisto. Assim continuamos prendendo por tres anos o que roubou o pão no supermercado e eventualmente por tres anos o que limpou a caixa do INSS.

Julio C.Pinheiro, Jaíba-MG | 13/07/12 15:40
Foi a solução que levou o PT ao poder,embora desde então foi desenvolvida uma agenda de poder,não uma agenda de soluções dos gargalos do BRASIL(JUSTIÇA,MAIOR ATO DE EDUCAÇÂO DE UM POVO),sem está JUSTIÇA tudo se torna mais CARO e mais DEMORADO.
Se cada um PRESIDENTE eleito erguer uma bandeira de um gargalo e resolver defenitivamente este problema em alguns mandatos teremos um país bem melhor resolvido.Ex em ordem de necessidade: JUSTIÇA,EDUCAÇÂO PUBLICA:SANEAMENTO PUBLICO:INFRAESTRUTURA;SAÙDE PUBLICA por ai vai…

Chester da Silva Rodrigues, Belo Horizonte – MG | 13/07/12 15:56
Sempre fui eleitor do ex-presidente Lula, porém, hoje, com toda certeza não votaria nele, por um simples motivo, o país precisa de novas pessoas, com novas idéias, e sem o desejo de perpetuação de poder. Votei na atual Presidente, apenas no segundo turno. Hoje, também, não direciono meu voto para nenhum candidato que o Sr. Lula apoie, pelo simples fato citado acima. Obrigado a todos os Brasileiros e fique todos com DEUS.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: