Vítor Alberto Klein's Blog

09/07/2012

Governo utilizará BNDES para pressionar Vale e Petrobras

Filed under: Atualidades — vitoralbertoklein @ 10:20

Por Cristina Ribeiro de Carvalho e Gustavo Machado  (redacao@brasileconomico.com.br)
09/07/12 07:51

Fonte: http://www.brasileconomico.ig.com.br/noticias/governo-utilizara-bndes-para-pressionar-vale-e-petrobras_119068.html

 

Em reunião em São Paulo, Guido Mantega e Luciano Coutinho afirmam que investimentos das gigantes da mineração e do petróleo serão acelerados. Ideia é estimular também outras empresas.

Em reunião de portas fechadas na última sexta-feira (6/7), em São Paulo, com representantes da indústria, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmaram que vão pressionar a Petrobras e a Vale a acelerar seus investimentos.

O objetivo é puxar os aportes do setor produtivo e incentivar o “espírito animal” dos industriais. O setor secundário segue apresentando desempenho negativo e é a prioridade atual da equipe econômica da presidente Dilma Rousseff.

Segundo fontes presentes na reunião, Luciano Coutinho afirmou que colocará o BNDES à disposição para alavancar os investimentos tanto das duas gigantes como do setor público.

“Coutinho afirmou aos industriais presentes que o investimento público, principalmente do governo central, vai aumentar em breve e que Petrobras e Vale seguirão pelo mesmo caminho. Ele não falou em cifras, mas garantiu que não será pouca coisa”, diz a fonte.

O ministro da Fazenda culpou a “faxina” feita por Dilma Rousseff em diversos ministérios pela queda dos investimentos públicos.

Segundo ele, a troca dos ministros, principalmente de Carlos Lupi, dos Transportes, travou a agenda firmada no início do ano.

Este é o primeiro momento em que o governo assume ter sido prejudicado pelas denúncias de corrupção que derrubou sete chefes do alto escalão.

Guido Mantega também cobrou os industriais pela morosidade com que enfrentam a crise pela qual passa o setor.

“Já reduzimos juros (Selic), avançamos com o crédito, incentivamos o consumo e colocamos o câmbio em um patamar mais favorável. Além das desonerações nas folhas de pagamento”, elencou Guido Mantega ao citar grande parte das medidas adotadas pelo governo para acelerar a atividade econômica do país.

Os industriais, por sua vez, pressionaram o governo por canais de financiamento de longo prazo. Durante a reunião, líderes do setor produtivo cobraram a criação de um mercado de longo prazo para financiar investimentos.

Segundo eles, o banco de fomento estatal é insuficiente para atender toda a demanda do setor e tem estrangulado os planos de investimentos.

Os empresários apresentaram algumas alternativas à Fazenda, como o incentivo às debêntures por meio da isenção de Imposto de Renda (IR) para pessoas físicas e fundos de pensão, tal qual foi adotado para o setor de infraestrutura.

Segundo as fontes, Mantega teria dito estar “90% de acordo com a proposta”, mas que alguns detalhes ainda precisariam de estudos.

Já Luciano Coutinho teria aceitado a proposta sem ressalvas. O presidente do BNDES é um dos entusiastas da criação de novos mercados de longo prazo. Sua meta é desafogar o banco estatal, direcionando os aportes para setores sem acesso a crédito privado.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: