Vítor Alberto Klein's Blog

31/05/2012

O Marketing na Economia Criativa

Filed under: Divulgações Terceiros — vitoralbertoklein @ 19:26

Participamos hoje (como platéia) do Talk-show “O Marketing na Economia Criativa“:

O Evento contou com a presença dos palestrantes / entrevistados:
  • Alfredo Fredrizzi – ESCALA
  • Arthur Vasconcelos – ESPM
  • Jorge Polydoro – REVISTA AMANHÃ

Com Organização e Realização:

SBDC  (Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental)  www.sbdc.com.br

Idear, Augusto Portugal Arquitetos e Multicontrole.

Apoio:

SEBRAE e Unika.

Tratou-se de um evento interessante e extremamente rico em informações, exposição de tendências de Marketing e de análises do atual estágio e perspectivas da Economia (nacional e internacional), dentro deste segmento.

Parabéns aos palestrantes, organizadores e apoiadores.

—-

Você sabe o que é Economia Criativa?

Por Rosival Fagundes

Economia criativa é a nova economia do século 21, da demanda inteligente, de empreendedores que usam o cérebro para lucrar. É a economia da genialidade de um Steve Jobs, que utiliza da criatividade para gerar empregos melhores, produtos inovadores e crescimento econômico.

A economia criativa contempla setores que têm sua origem na criatividade, na perícia e no talento das pessoas. O potencial para a geração de empregos baseia-se na propriedade intelectual. No Brasil, as empresas de pequeno porte são as mais criativas, pois têm uma força de trabalho jovem e instruída.

Os setores mais representativos são os de moda, arquitetura e design. A economia criativa no Brasil é constituída de 52 mil empresas, com 87,6% dos negócios empregando até 19 funcionários, e 70,2% com até 39 anos.

Quem primeiro criou o termo economia criativa foi o consultor inglês John Howkins, autor do livro the creative economy. Segundo ele, as pessoas da nova economia querem lucrar usando seus cérebros, não precisam de capital ou terra, e não há barreiras de entrada para quem deseja trabalhar como designer ou pintor.

O símbolo da economia criativa e do valor da criatividade é representado pelo iPhone, o tocador de música Ipod e o leitor digital Ipad, que vem fazendo todo o sucesso graças à combinação inédita de tecnologia, design arrojado e novo modelo de negócio.

A economia criativa é diferente da tradicional, da manufatura, agricultura e comércio. É que uma nova visão de negócios está surgindo através do cinema, da propaganda e da televisão.  Para entender melhor a economia criativa, o consultor Ken Robinson, especialista em criatividade explica que há três palavras-chave:

A primeira é a imaginação, principal fonte de criatividade.

A segunda palavra é a criatividade que consiste em colocar a imaginação para trabalhar. Criatividade é também o processo de geração de ideias originais que tenham valor, pode ser na música, nas artes, e na gestão da empresa.

A terceira palavra chave é a inovação, que significa colocar as ideias iluminadas em prática.

Para formar equipes criativas, o gestor deve reunir colaboradores com diferentes experiências e habilidades, e converter essas diferenças em ponto forte. O cérebro humano é orgânico e interativo, e ação real da criatividade acontece em uma conexão entre os hemisférios direito e esquerdo.

As empresas jamais devem operar com departamentos de forma isolada, onde as pessoas só falam de suas especialidades. Empresas com forte controle, individualizadas e de grande ênfase na hierarquia, não conseguem criar produtos e serviços inovadores.

Fonte de pesquisa: revista Época Negócios. HSM.

Fonte do artigo:  http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/voce-sabe-o-que-e-economia-criativa/51140/

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: