Vítor Alberto Klein's Blog

01/05/2012

O mau hábito de querer reinventar a roda

Filed under: Atualidades,KM — vitoralbertoklein @ 11:55

Por  Adolfo Menezes Melito – presidente do Conselho de Inovação da Fecomercio-SP

30/04/12 – 10:20

Fonte:  http://www.brasileconomico.ig.com.br/noticias/o-mau-habito-de-querer-reinventar-a-roda_116186.html

 

Segundo o portal holandês RNW, o chefe de Estado húngaro, Pal Schmitt, envolvido em um escândalo de plágio com seu trabalho universitário de doutorado, anunciou sua renúncia no Parlamento.

É emblemático para o restante do mundo, em especial para países emergentes onde malfeitos proliferam.

Em um evento fechado para empresários em São Paulo na última semana, o escritor israelense Saul Singer, autor de Nação Empreendedora, mostrou-se genuinamente contrariado quando soube que os brasileiros organizam excursões ao Vale do Silício para promover o empreendedorismo.

O motivo da sua indignação é lógico: não dá para transplantar a cultura ou a inspiração de fora para o Brasil. O empreendedor brasileiro, assim como o empreendedor em qualquer parte do mundo, deve no primeiro momento inteirar-se de maneira real e prática das peculiaridades e características antropológicas e socioculturais do seu mercado. Esse é o caminho.

Apesar disso, é muito difícil nos depararmos, no Brasil, com empreendimentos que não tenham sido inspirados em outra parte do mundo.

Há uma semana o Jornal Nacional apresentou, como exemplo de startup, que mereceu, inclusive, investimento de capital anjo, uma empresa que teve a ideia de construir um aplicativo no celular para chamar táxis.

Não é inovador: a empresa grega TaxiBeat já existe há mais de um ano e procura um CEO para tocar sua operação no Brasil.

Há, naturalmente, questões culturais e educacionais que obscurecem o pensamento de empreendedores brasileiros. Uma delas é o que eu chamo “a síndrome do não inventado aqui” onde a tendência é tentar fazer tudo do zero, internamente.

Seria por assim dizer copiar e desenvolver – o típico reinventar a roda. A segunda é a crença de que algo deve ser reivindicado ao poder público. Para os que ainda pensam assim, lamento decepcioná-los: os dois caminhos são totalmente antagônicos aos preceitos da moderna economia.

Saul Singer contou aos empresários presentes ao mencionado evento que a figura do startup já se apresentava em Israel com inúmeros projetos, que não se concretizavam por falta do capital anjo.

A solução do governo foi apresentar o assunto ao mercado de investidores internacionais propondo: venham e invistam; se não der certo, o governo de Israel reembolsa.

Se der certo, queremos uma parte do retorno. E o país se tornou, em poucos anos, o segundo em startups no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

A moderna economia se apoia em alguns atributos inalienáveis para gerar inovação: qualidade de talentos, colaboração e multidisciplinaridade.

Neste ano se realiza em São Paulo a 2ª Conferência Internacional de Crowdsourcing, Colaboração e Cocriação, uma realização conjunta da empresa Mutopo e da FecomercioSP.

Além dos principais experts mundiais na matéria, a conferência contará com a presença de André Torretta, publicitário brasileiro que se notabilizou ao desenvolver insights de produtos para a base da pirâmide e do eminente neurocientista pesquisador brasileiro Miguel Nicolelis.

Afinal nem tudo acontece só na internet. Será um ótimo momento de reflexão para que os empreendedores brasileiros passem a confiar mais nas suas ideias, potencializando-as em empreendimentos coletivos.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: