Vítor Alberto Klein's Blog

22/04/2012

Os mestres da inovação

Filed under: KM — vitoralbertoklein @ 21:40

20/04/12 10:08

Por Maximiliano Carlomagno – sócio-fundador da Innoscience

Fonte:  http://www.brasileconomico.ig.com.br/noticias/os-mestres-da-inovacao_115816.html

 

Nos últimos anos venho me dedicando ao desenvolvimento da gestão da inovação em grandes empresas. É uma missão que mobiliza cada vez mais pessoas e organizações. O trabalho tem sido desafiador.

Incorporar uma nova mentalidade, processos, sistemas e práticas não é tarefa fácil, ainda mais quando lidamos com empresas de sucesso estimulando algo incerto, que não tem retorno garantido (como se alguma coisa tivesse!).

Em nossos programas de treinamento de executivos compartilhamos ideias e modelos de nossa autoria e outros desenvolvidos por pensadores que nos influenciaram.

Recentemente recebi um e-mail questionando quem seriam os autores que eu recomendaria. Decidi fazer essa reflexão enquanto esperava o início do jogo do meu time de futebol.

Como todo brasileiro é um técnico de futebol, emergiu uma seleção de 11 pensadores, pesquisadores, consultores e professores top de linha na área de estratégia e inovação:

1. Clayton Christensen foi recentemente escolhido o melhor pensador de negócios do mundo. No meu time ele seria o camisa 10, o cérebro da equipe. Criador dos conceitos de Inovação de Ruptura, Christensen é um dos pesquisadores mais pragmáticos e sólidos do campo da gestão.

2 e 3. Gary Hamel é o criador, junto com CK Prahalad da noção de “competência essencial”. Para eles, as empresas deveriam focar naquilo que sabem fazer. Hamel é acima de tudo um provocador. Intenso. Global. Ele seria o centromédio do time. Prahalad é o defensor da ideia de aproveitar os consumidores “base da pirâmide”. Seria meu goleiro.

4 e 5. W Chan Kim e Renee Mauborgne. É difícil separa-los. Criadores do conceito de Oceano Azul e professores do INSEAD na França. Nessa seleção, seriam dois laterais que apoiam o tempo todo, buscando novas oportunidades em espaços vazios.

6. Constantinos Markides não é tão famoso, mas nem por isso menos relevante. Suas ideias foram decisivas para mim na conexão entre inovação e estratégia. A facilidade com que define, relata e prescreve caminhos é singular. Tem cara e perfil de centroavante.

7. Peter Drucker, o pai da administração moderna, tem marcado em sua ampla contribuição com o universo da gestão um capitulo especial sobre inovação e estratégia. Segundo Drucker a administração “é marketing e inovação; o resto, custo”. Líder. Versátil como aquele volante que sai para o jogo com qualidade.

8. Vijay Govindarajan é o pensador indiano mais influente no campo da estratégia e inovação. Sabe aquele zagueiro firme e direto? Vijay.

9. Rita McGrath é professora da Columbia Business School e disseminadora do conceito de Discovery Driven Planning na qual defende que a gestão de projetos inovadores é absolutamente distinta da gestão da rotina do dia a dia. Seria uma atacante rápida para descobrir novos espaços.

10. Mohan Sahwney é professor de tecnologia na Kellogg School of Management Seu artigo das “12 different ways for companies to innovate” no qual introduz o Radar da inovação tem influenciado nossa visão de inovação na Innoscience, desde o inicio da consultoria. Não há visão mais abrangente e integradora. Visão de quem vê o campo todo. Visão de zagueiro, claro.

11. Scott Anthony é o diretor da consultoria Innosight fundada por Clay Christensen. Nesse time ele seria um atacante de velocidade tentando experimentar novas abordagens de ataque.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: