Vítor Alberto Klein's Blog

25/03/2012

Empresas pedem por senhas do Facebook: debate acirrado

Filed under: Bestialidades — vitoralbertoklein @ 13:36

22 de março de 2012

Fonte:  http://informationweek.itweb.com.br/7477/empresas-pedem-por-senhas-do-facebook-debate-acirrado/

Recrutadores estão pedindo aos candidatos, como parte do processo de seleção, suas senhas do Facebook. Você faria isso? É isso tão invasivo quanto parece? Jake Wengroff, da Frost & Sullivan, sugere alguns conselhos.

É o emprego dos seus sonhos. Seu currículo foi um dos selecionados entre centenas apresentados. Você fez entrevistas por telefone e, em seguida, participou de vários processos seletivos pessoais com os players da empresa. Você pode sentir isso – o emprego é seu. Agora, tudo que você tem a fazer é fornecer a senha do Facebook.

Você concederia?

Uma história da Associated Press captada pelo Boston Globe, entre muitos outros meios de comunicação, narra o conto de um estatístico de Nova York que ficou surpreso quando perguntado por um entrevistador por seu nome de usuário e senha do Facebook. O candidato retirou a sua candidatura, dizendo que não queria trabalhar para uma empresa que iria pedir tais informações. Mas isso aparentemente não foi um incidente isolado. É prática comum das empresas para verificar a presença dos candidatos ao emprego nos meios de comunicação social, como parte do processo de investigação (todas as recomendações sobre não postar fotos comprometedoras, comentários inflamatórios e afins), mas como mais e mais pessoas utilizam controles de privacidade do Facebook para bloquear os seus perfis, as empresas estão aparentemente pedindo aos candidatos a emprego a dar as chaves do seu reinado no Facebook.

É isso tão invasivo quanto parece? Sim, de acordo com especialistas em mídias sociais e RH contatados pela BrainYard, para não mencionar um grupo de usuários do Facebook que respondeu com um sonoro e coletivo “De jeito nenhum!” quando perguntado sobre a rede social em si, se eles dariam a sua senha para conseguir um emprego.

“Ouvi falar de recrutadores e gerentes de contratação que realizam buscas em canais de mídia social para vetar candidatos e que estão diretamente pedindo senhas de contas de email de funcionário ou senhas de qualquer outro material considerado protegido”, disse Jake Wengroff, diretor global de estratégia de mídia social e de pesquisa da Frost & Sullivan. “É claramente uma invasão de privacidade.”

O fato de que as empresas sentem que podem até mesmo pedir senhas é um sinal de que ainda estamos em um mercado de empregador, disse Bruce Hurwitz, presidente e CEO da Hurwitz Strategic Staffing. “Eles acham que, neste mercado, eles podem fazer o que querem”, disse ele. “Eles não precisam de os candidatos, os candidatos precisam deles “.

Ari Lightman, professor e diretor do CIO Institute na Carnegie Mellon University, disse que a prática pode ser surpreendente, mas é, em muitos aspectos, compreensível, dado o fato de que estamos lidando com uma tecnologia mais recente, onde um precedente legal ainda não foi estabelecido.

“Os empregadores e algumas faculdades estão pedindo senhas do Facebook como um mecanismo para selecionar os candidatos com os melhores perfis”, disse Lightman. “Do ponto de vista do empregador, eles estão tentando excluir qualquer comportamento ilícito que levaria à diminuição do desempenho no trabalho ou desligamento precoce. Eu não acho que isso é muito prevalente, mas os poucos casos estão se tornando públicos, especialmente em grupos de vigilância, como o ACLU tem se envolvido”.

Lightman disse que acredita que essa prática acabará por ser considerada ilegal. Mas, entretanto, o que os recorrentes nesta incômoda posição devem fazer? Dada a economia ainda apertada, você entregaria a sua senha durante uma entrevista de emprego?

“Eu provavelmente entenderia o entrevistador, mas entregar minha senha? Acho que não”, disse um usuário do Facebook, em resposta a esta pergunta.

“Eu não faria. Não há nada no meu feed de notícias que me deixaria sem graça perante os executivos da empresa que solicitaram a senha, mas quem quer trabalhar para uma empresa que toma essas medidas?”, disse outro.
“De jeito nenhum.”

“Não… eu não daria minha senha a ninguém.”

“Eu diria tenha um bom dia e saia da sala”.

“Eu diria que tenha um bom dia e sair.”

“É uma invasão de privacidade. Eu não acho que o entrevistador me daria a senha dele se eu pedisse a ele”.

“A não ser que eles tenham uma ordem judicial! Eu não quero trabalhar para ninguém assim”.

“DE JEITO NENHUM! Se eles querem saber o que eu posto, então me adicionem. Mas, qualquer outra coisa é uma invasão enorme! Além disso, como eu sei que eles não irão usar minha senha para postar algo inapropriado?”.

“Não. Eu deletaria a minha conta antes de dar a alguém o meu acesso”.

Wengroff, da Frost & Sullivan, sugere um meio termo, bem como alguns conselhos: “Concordo em aceitar um recrutador como meu amigo no Facebook, mas eu não entregaria minha senha a ele”, disse. “No entanto, como uma boa prática, os candidatos a uma vaga de emprego devem sempre pensar duas vezes antes de postar, compartilhar e comentar sobre conteúdos potencialmente censuráveis no Facebook”.

—-

Por Vítor Alberto Klein

Creio se tratar da coisa mais natural uma empresa pesquisar o perfil do candidato nas Redes Sociais das quais ele faça parte, pois como dizem: “Diga-me com quem tu andas, que eu te direi quem tu és….” Pelo menos até um tempo atrás isto ainda valia…..

Agora, pedir a “senha” de acesso da pessoa, aí já se trata de uma estupidez e invasão EXTREMA de privacidade, pois o que a empresa faria com a senha ???   Ridículo….  (só pode ter sido erro de interpretação do autor do artigo).

Será que irão pedir futuramente a senha bancária também ?

Em alguns aspectos, de nossa atual civilização, estamos chegando aos limites da “tolerância”…

Resiliência sim, mas estupidez e permissividade, NÃO !

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: