Vítor Alberto Klein's Blog

06/02/2012

Geoengenharia: Bill Gates faz lobby por experimentos em grande escala de manipulação climática

Filed under: Atualidades,Meio-Ambiente — vitoralbertoklein @ 16:58

FONTE:  http://eco4u.wordpress.com/2012/02/06/geoengenharia-bill-gates-faz-…

 

Geoengenharia: Bill Gates faz lobby por experimentos em grande escala de manipulação climática
06/02/2012 — eco4u

De acordo com o jornal inglês The Guardian, Bill Gates e outros milionários financiam uma série de relatórios sobre o uso futuro das tecnologias de geoengenharia.

Um pequeno grupo de cientistas do clima, todos de renome, financeiramente apoiados por bilionários, incluindo Bill Gates, estão pressionando os governos e organismos internacionais para fazer experiências em manipular o clima em escala global para, assim, evitar uma mudança climática catastrófica.

Os cientistas, que defendem métodos de geoengenharia, como a pulverização milhões de toneladas de partículas reflexivas de dióxido de enxofre a 30 quilômetros acima da Terra, argumentam que um “plano B” para a mudança climática será necessária se a ONU e os políticos não chegarem a um acordo em fazer os cortes necessários de emissão dos gases de efeito estufa, e dizem que o governo dos EUA e os outros devem pagar por um grande programa de pesquisa internacional.

Técnicas de geoengenharia solares são altamente controversas: enquanto alguns cientistas do clima acreditam que podem provar uma maneira rápida e relativamente barata como diminuir o aquecimento global, outros temem que, quando realizado na alta atmosfera, eles podem alterar irreversivelmente os padrões de chuva e interferir com o clima da Terra.

A geoengenharia é contestada por muitos ambientalistas, que dizem que a tecnologia poderia minar os esforços para reduzir as emissões, e pelos países em desenvolvimento que temem que ela poderia ser usada como uma arma ou por países ricos a sua vantagem. Em 2010, a Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica declarou uma moratória sobre as experiências no mar e no espaço, com exceção de pequenos estudos científicos.

Escudo” em órbita contra raios solares

A preocupação está crescendo agora que o grupo pequeno, mas influente de cientistas, e os seus ricos incentivadores, possam ter um efeito desproporcional sobre as principais decisões quanto a pesquisa de geoengenharia e também quanto às decisões políticas.

Saiba mais

Para conhecer algumas das malucas (ou não) sugestões da geoengenharia para salvar o planeta, continue lendo em Geoengenharia: As boas e as malucas idéias para salvar o planeta
http://eco4u.wordpress.com/2011/08/02/geoengenharia-as-boas-e-as-ma…

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: