Vítor Alberto Klein's Blog

05/12/2011

SAP compra SuccessFactors por US$ 3,4 bi

Filed under: T.I. — vitoralbertoklein @ 17:11

Por  Guilherme Neves – segunda-feira, 05/12/2011 – 09:27

Fonte:   http://www.baguete.com.br/noticias/software/05/12/2011/sap-compra-successfactors-por-us-34-bi

A SAP está comprando a empresa de computação em nuvem SuccessFactors por US$ 40 por ação em dinheiro, negócio que avalia a SuccessFactors em cerca de US$ 3,4 bilhões.

O prêmio é de 52% sobre a cotação de fechamento da ação na última sexta-feira, 02, e sobre o valor médio no último mês.

Força contra a Oracle
Para analistas, a compra é estratégica para a empresa alemã.

Ao focar em crescimento orgânico, a SAP corria risco de perder espaço para a rival Oracle, que em outubro anunciou a compra da empresa de computação em nuvem RightNow Technologies por US$ 1,5 bilhão, adversária da companhia alemã.

Segundo o jornal Financial Times (FT), com a compra, a SAP tenta ganhar mais força na cloud computing, ramo em que demorou para se ajustar. Chamado de Business by Design, o software na nuvem da SAP, por exemplo, levou mais do que o esperado para ser desenvolvido, e teve uma adoção lenta entre os consumidores.

“A nuvem é o núcleo do crescimento da SAP no futuro e a combinação com a liderança da SuccessFactors no segmento, bem como a força da SAP, criará uma potência na nuvem”, declarou Bill McDermott, co-chief executive da SAP.

Segunda maior
A companhia tomará um empréstimo de US$ 1,34 bilhão para ajudar a financiar a aquisição, que deve ser concluída no primeiro trimestre de 2012.

Hoje, a SuccessFactors fornece software de gestão de força de tarefa hospedado em data centers remotos. A empresa tem 15 milhões de assinaturas em seu serviço, e conta com 3,5 mil empresas como clientes no mundo todo.

Acredita-se, diz o Financial Times, que a empresa é a segunda maior empresa de serviços de software baseados na nuvem, depois da Salesforce.com.

O negócio será o maior da SAP desde maio do ano passado, quando a empresa comprou a Sybased, nos Estados Unidos, por US$ 5,8 bilhões. Em 2007, a SAP já tinha comprado a Business Objects por US$ 6,8 bilhões em dinheiro.

Resultados da SAP
Em 2010, o faturamento da SAP foi de € 12,46 bilhões.

No caso do Brasil, a meta para 2011 é que a operação brasileira cresça acima da média mundial da SAP, cuja previsão é fechar com expansão entre 10% e 14% sobre 2010.

Ainda no país, a fornecedora alemã de softwares de gestão agregou 359 novos clientes no ano, somando 2.872 ativos na carteira – destes, mais de 1 mil no portfólio Business One, sua solução para o SMB.

A equipe também cresceu: foram contratados 270 novos colaboradores para a subsidiária, sendo a maioria para as áreas de suporte e consultoria, gerando um aumento de 31% no time local.

As vendas de software da companhia só para o setor de grandes empresas teve aumento anual de 93%. Já a comercialização para pequenas e médias subiu 82%.

As vendas indiretas saltaram 110% ano/ano, o que, segundo Verdi, é um impulso para o B1 e All in One, já que são os canais os únicos responsáveis pelo atendimento às PMEs no país.

Quanto à operação latino-americana, a SAP registrou crescimento de 48% na receita de software de 2009 para 2010. Levando-se em conta também os serviços relacionados, a expansão fica em 31%.

A adição de clientes na região foi de 1,8 mil no ano que passou, somando um total de 10,9 mil.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: