Vítor Alberto Klein's Blog

06/10/2011

Você sabe se comportar nas redes sociais ?

Filed under: Variedades — vitoralbertoklein @ 18:26

Hegel Vieira

Por Camila Freitas – segunda-feira, 03/10/2011 – 13:43

Fonte:  http://www.baguete.com.br/entrevistas/03/10/2011/voce-sabe-se-comportar-nas-redes-sociais

Como você se relaciona nas redes?

Atualmente, pessoas de diferentes idades e origens estão compartilhando informações por meio de blogs, fotografias, vídeos e outros serviços online.

Essa ação, quando realizada de maneira correta, pode ser uma prática adequada para se socializar na web.

Entretanto, nem todos têm bom senso ao postar conteúdo nas redes e acabam comprometendo a imagem pessoas e profissional.

O gerente de comunicação digital da RMA Comunicação, Hegel Vieira, comenta quais as melhores formas de agir no ambiente virtual e o que não deve ser feito.

Confira na entrevista abaixo.

Como utilizar as redes sociais de maneira positiva?

Hegel Vieira:Em primeiro lugar é preciso identificar os filtros que compõem a rede social. Isso inclui saber selecionar aquilo que você quer que os outros tenham acesso e o que você quer receber de conteúdo proveniente dos seus contatos.Outro fator importante é entender o poder das redes na construção da imagem pessoal e profissional.

Assim, é fundamental saber se posicionar da melhor maneira, evitando postagens preconceituosas e fotografias apelativas, para ter sucesso nesse ambiente.

Agindo dessa forma é bem provável que o usuário de alguma rede social obtenha um retorno positivo.

Existe diferença entre o comportamento no ambiente virtual e no real?

Hegel Vieira:Acredito que houve uma época em que a diferença era notável e, além disso, era o que moldava a relação na web.Hoje, não existe diferença entre o comportamento das pessoas no ambiente virtual, se comparado com o real.

Vemos as pessoas postando no Facebook relatos diários, utilizando as redes sociais para conversar sobre tudo. Porém, é preciso ter bom senso ao utilizar essa ferramenta.

Penso que é fundamental refletir o impacto de um post antes de publicá-lo, já que a dimensão e a velocidade com que as informações se espalham nesse meio é intangível.

Qual a melhor forma de administrar o conteúdo nas redes sociais?

Hegel Vieira:Os usuários devem entender a dinâmica da rede e definir com que finalidade usufruirá dos benefícios desse meio.É fundamental estabelecer um objetivo para o uso, seja ele para posicionar a carreira, aproximar familiares, conversar com os amigos ou apenas para entretenimento.

Outro aspecto importante é entender o comportamento dos usuários que seguem o seu perfil. Ao fazer isso você poderá atender às necessidades de conteúdo dessas pessoas.

O internauta deve estabelecer horários para postar, controlar o que esta publicando e sempre projetar uma imagem positiva online.

Acredito que com essas técnicas seja possível administrar corretamente o conteúdo nas redes.

Em relação às empresas, como funciona a construção de um perfil?

Hegel Vieira:Sabemos que a interatividade, a difusão de ideias e a promoção de audiência são alguns dos pilares que estruturam esse meio online.A partir disso, as marcas ou empresas devem criar perfis com o intuito de monitorar seus produtos, estabelecer estratégias de negócio e manter uma relação com o cliente.

Apesar da migração das empresas para as redes ser involuntária, pois mesmo que elas não estejam online, os usuários comentam sobre a marca, é necessário criar estratégia para melhor gerenciar o retorno de conteúdo aos clientes, mostrando o que eles buscam nesse canal.

O perfil comercial é uma relação de troca e pode agregar valores positivos à marca se for bem administrado.

De que forma o usuário deve se apresentar na rede?

Hegel Vieira:Ele deve manter uma postura que represente aquilo que ele é no real e no virtual.Eu aconselho que não utilizem fotos sem camisa, sensuais ou com bebidas, pois, na maioria das vezes, o avatar do perfil é o cartão de visitas das pessoas.

E não é interessante usar imagens que exponham você de uma forma inadequada para os contatos.

O que não deve ser feito nas redes sociais?

Hegel Vieira:Tem muita gente com obsessão por popularidade e que pensa que quanto mais contatos e postagem melhor.Penso que a popularidade é uma consequência do seu envolvimento online, mas há algumas coisas que deve ser evitadas.

Eu aconselho que as pessoas cuidem daquilo que falam na rede, entendam que Facebook, Orkut e Twitter não são ambientes de desabafo e que tudo o que é postado se amplifica paro o mundo real.

Então, muito cuidado com o que decidir publicar.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: