Vítor Alberto Klein's Blog

06/09/2011

Nascimento da Era Caórdica

Filed under: Desenv. Humano — vitoralbertoklein @ 21:04

Por Dee Hock – excerto do livro “Nascimento da Era Caórdica”.

Fonte:  http://complexidade.ning.com/page/seja-bemvindoa-a-escola-da

 

 

“Estamos num ponto do tempo em que uma era de quatrocentos anos está morrendo e outra está lutando para nascer – uma mudança de cultura, ciência, sociedade e instituições muito maior do que qualquer outra que o mundo já tenha experimentado. Temos à frente a possibilidade de regeneração da individualidade, da liberdade, da comunidade e da ética como o mundo nunca conheceu, e de uma harmonia com a natureza, com os outros e com a inteligência divina como o mundo jamais sonhou.”
“Por mais que tentemos eliminar nossos problemas com técnicas da Era Industrial, eles ressurgem em diferente roupagem ou forma, mais complexos e virulentos do que nunca. Alguma coisa está profundamente, fundamentalmente errada. Podemos fazer milagres tecnológicos, criar sofisticados mundos virtuais, dividir os átomos, identificar códigos, lançar sondas espaciais, mas até discernirmos esse problema institucional básico para poder lidar com ele, as coisas vão ficar cada vez piores.

Na verdade não há problemas “lá fora”. E se houvesse não haveria especialistas “lá fora” para resolvê-los. O problema está “aqui dentro”, na consciência do escritor e do leitor, em você e em mim. Está nas profundezas da consciência coletiva da espécie. Quando essa consciência começar a compreender e a atacar os falsos conceitos de organização da Era Industrial, aos quais nos agarramos; quando estiver disposta a se arriscar a perder o controle desses conceitos e a abraçar novas possibilidades; quando essas possibilidades cativarem um número suficiente de pessoas, novos padrões vão surgir e nós vamos descobrir que estamos na fronteira de alternativas institucionais maduras de esperança e ricas de possibilidades.

No fundo, é com um conceito de organização e liderança errado e baseado numa metáfora falsa que precisamos lidar. Enquanto não se modificar a consciência que temos do aspecto relacional do mundo e de toda a vida que há nele, os problemas que esmagam os jovens e fazem chorar os adultos vão ficar progressivamente piores.”

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: