Vítor Alberto Klein's Blog

23/08/2011

Terremoto atinge EUA; Pentágono e Casa Branca são esvaziados e catedral é danificada

Filed under: Atualidades — vitoralbertoklein @ 18:50

23/08/2011 – 15h31 / Atualizada 23/08/2011 – 18h30

Do UOL Notícias * – Em São Paulo

Fonte:  http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/08/23/terremoto-atinge-eua-pentagono-e-casa-branca-sao-esvaziados-e-catedral-e-atingida.jhtm

Um forte terremoto de magnitude 5,9 sacudiu a costa leste dos Estados Unidos na tarde desta terça-feira (23). O tremor, que teve seu epicentro no Estado da Virgínia, também foi sentido em Washington, Nova York, Carolina do Norte e Filadélfia. Há relatos que o terremoto também foi sentido em Toronto, no Canadá.

Há alguns feridos, mas nenhum está em estado grave, segundo os serviços de resgate. Não há informações sobre mortes, de acordo com Pete Piringer, porta-voz do Corpo de Bombeiros.

Alguns prédios foram prejudicados, entre eles a Catedral Nacional de Washington, prédio mais alto da capital americana, que teve quebrado três pináculos na torre central. Richard Weinberg, diretor de comunicações do episcopado, comentou que um quarto pináculo estava inclinado e que também poderia estar danificado. A torre central do edifício, do tamanho de um prédio de 30 andares, também sofreu danos estruturais menores.

A Embaixada do Equador também foi atingida e danificada pelo tremor, segundo um recado gravado pelos bombeiros e agentes de emergência da capital americana.

O Pentágono foi evacuado, assim como partes da Casa Branca e do Capitólio. As ruas de Washington  ficaram lotadas com milhares de pessoas assustadas com a intensidade do tremor. Policiais de Washington saíram às ruas após o tremor, que durou cerca de cinco segundos.

Em Nova York, foram esvaziados alguns prédios e as obras no canteiro do World Trade Center tiveram que ser paralisadas. Imóveis em Boston foram igualmente evacuados.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou o tremor às 13h51 (14h51 em Brasília) com profundidade de apenas 6 km. O epicentro foi a 6 km de Louisa e de Mineral, na Virgínia, e 134 km de Washington.

Assessores informaram o presidente Barack Obama — que está de férias em Martha’s Vineyard, uma ilha em Massachusetts — que não havia relatos sobre danos maiores na área atingida pelo terremoto. O governante fez apenas algumas ligações para oficiais, entre eles o secretário de segurança de sua residência e o assessor de segurança nacional.

Pessoas que estão com o presidente disseram que o tremor também foi sentido no local.

Aeroportos

Os voos nos aeroportos internacionais de John F. Kennedy e Newark, localizados em Nova York, foram retomados após suas torres de controle terem sido evacuadas por causa de um terremoto de 5,9 graus na escala Richter registrado na costa nordeste dos Estados Unidos.

“Tudo voltou a funcionar. Houve uma suspensão temporária, mas tudo voltou à normalidade”, confirmou à Agência Efe um porta-voz da Autoridade Portuária de Nova Jersey e Nova York, que tinha informado previamente sobre a evacuação por parte da Administração Federal de Aviação dos EUA das torres de controle dos dois aeroportos.

Reatores nucleares

A Comissão de Regulação Nuclear dos Estados (NRC, na sigla em inglês) anunciou o fechamento de dois reatores nucleares como medida de precaução após o terremoto.

Os dois reatores, operados pela empresa Dominion Generation, estão localizados na estação North Anna, no centro de Virgínia, próximo do epicentro do tremor.

Ambos os reatores foram desativados, mas estão operando com a ajuda de três geradores a diesel, indicou aos jornalistas um porta-voz da NRC, Roger Hannah. De acordo com a empresa, o terremoto afetou as linhas telefônicas fixas da usina nuclear. Tanto a NRC como a Dominion deslocaram analistas para inspecionar a usina.

Conferência interrompida

O sismo não afetou a atividade na Bolsa de Nova York (NYSE), onde as operações mantiveram seu curso, mas provocou evacuações em edifícios oficiais e paralisou as obras de reconstrução do World Trade Center ao sul de Manhattan.

O tremor interrompeu temporariamente a conferência que era oferecida na mesma região pelo promotor de Manhattan, Cyrus Vance, após a decisão do juiz Michael Obus de retirar todas as acusações contra o ex-diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) Dominique Strauss-Kahn por abuso sexual e tentativa de estupro.

Tremor na segunda

Na noite de ontem (22) um terremoto de magnitude 5,3 abalou uma região montanhosa entre os Estados de Colorado e Novo México.

O terremoto aconteceu pouco antes de meia-noite e teve epicentro a 290 km de Denver, Colorado, e a uma profundidade de quatro quilômetros, afirmou o Centro Nacional de Informação de Terremotos em Golden. Informações da imprensa revelam danos em estradas e edifícios, mas não vítimas.

*Com informações das agências internacionais

Por Vítor Alberto Klein

Terremoto na costa Leste dos EUA ???

Terremotos de grande magnitude vem ocorrendo frequentemente no Pacífico, mas na Costa Leste dos EUA é muito estranho. Parece que o epicentro foi no Estado da Virgínia.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: