Vítor Alberto Klein's Blog

23/08/2011

Dezesseis bilionários franceses pedem ao governo que aumente seus impostos

Filed under: Atualidades — vitoralbertoklein @ 12:36

23/08/2011 – 08h25

Fonte:  http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2011/08/23/dezesseis-bilionarios-franceses-pedem-ao-governo-que-aumente-seus-impostos.jhtm

Paris, 23 ago (EFE).- Dezesseis das maiores fortunas francesas pediram ao governo que imponha a eles um imposto especial para contribuir para saída da crise vivida no país.

Entre os benfeitores figuram o presidente da L’Oréal e sua máxima acionista, e os donos da companhia petrolífera Total, o grupo hoteleiro Accor, a rede de alimentação Danone, o banco Société Générale, o operador de comunicações Orange, a companhia aérea Air France-KLM e a empresa do setor automobilístico PSA Peugeot-Citröen.

“Nós, presidentes e dirigentes de empresas, empresários, financeiros, profissionais e cidadãos ricos, desejamos a instauração de uma ‘contribuição excepcional’ que afetaria os contribuintes franceses mais favorecidos”, detalham em seu pedido, que será publicada na próxima quinta-feira na revista “Le Nouvel Observateur”.

Os empresários pedem que o imposto tenha “proporções razoáveis” para “evitar efeitos econômicos indesejáveis como a fuga de capitais e o crescimento da evasão fiscal”.

“Somos conscientes de que fomos beneficiados plenamente por um modelo francês e por um contexto europeu aos quais nos sentimos muito unidos e que queremos contribuir para preservar”, afirmaram os empresários, entre os quais estão o presidente da Veolia Environnement, o do grupo de serviços financeiros Fimalac e o ex-dono da Renault.

Os bilionários garantem que esse imposto “não é a solução em si” e pedem que faça parte “de um esforço mais global de reforma, tanto das despesas quanto da receita”.

“Em um momento em que as finanças públicas e as perspectivas de piora da dívida do Estado ameaçam o futuro da França e da Europa, em um momento em que o Governo pede a todos um esforço de solidariedade, nos parece necessário contribuir ao mesmo”, afirmam.

O chamado se soma às declarações de alguns milionários que expressaram nos últimos dias seu desejo de contribuir de maneira excepcional ao erário, seguindo o caminho marcado nos Estados Unidos por Warren Buffett.

O anúncio foi divulgado um dia antes de o governo francês apresentar nesta quarta-feira as medidas para reduzir o déficit público, a fim de implementar o compromisso de deixá-lo em 5,7% neste ano, 4,6% no próximo e 3% em 2013.

Segundo a imprensa francesa, o Executivo anunciará um imposto especial entre 1% e 2% aos contribuintes cujas receitas fiscais superem 1 milhão de euros.

O entorno do Governo estima que 30 mil pessoas afetadas pela medida, que reportará 300 milhões de euros suplementares aos cofres públicos.

No total, o executivo espera aumentar a receita para 10 bilhões de euros, para o que, segundo a imprensa, abolirá alguns gastos fiscais e reduzirá as despesas ministeriais.

Por Vítor Alberto Klein

É aquela estória:  como vou ser um mega-empresário, ou multimilionário num país estagnado economicamente, quase chegando ao caos social ???   Está na hora dos bilionários darem a sua parte.

A mesma coisa seria:  como ser um multibilionário num planeta que estivesse entrando “em extinção” em razão de problemas ecológicos (poluição, desmatamentos, falta de água potável e etc) ???   Gastaria o meu dinheirinho aonde ?  Em Marte, na Lua ???  Será que já existem shoppings e marcas de luxo por lá ?

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: