Vítor Alberto Klein's Blog

18/08/2011

Para onde vai a Bovespa ?

Filed under: Atualidades — vitoralbertoklein @ 10:19

quinta-feira, 18 agosto 2011 – 10:51am

Por Luiz Souza

Fonte:  http://www.melhoresacoes.com.br/a/para-onde-vai-bovespa

 

Enquanto os investidores têm saído das bolsas de todo mundo, no Brasil o que houve foi um “Êxodo em Massa” das ações brasileiras. Na verdade, a Bovespa tem sido, de longe, o mercado de pior desempenho das Américas em 2010, despencando quase 30%, para o menor nível em dois anos. Mesmo antes da mais recente turbulência internacional, as ações brasileiras vinham tendo dsempenho discreto, devido a uma combinação de problemas como inflação, valorização do real e baixo crescimento da economia mundial.
Atualmente, o problema mais difícil e persistente é a inflação. O Banco Central já elevou a taxa referencial de juros por cinco vezes este ano, para 12,50% ao ano. Ainda assim, em julho a inflação atingiu 6,87%, seu maior nível em seis anos.
Os juros, portanto, deverão permanecer num patamar alto por mais tempo do que os investidores vinham prevendo. Isto significa problemas para as perspectivas de crescimento, e também torna os bônus muito mais atraentes do que as ações. Na verdade, o pânico que tomou conta dos mercados mundiais na semana passada tirou os investidores das bolsas e os levou para os mercados de renda fixa.
Atualmente, o Brasil tem a taxa de juros ajustada pela inflação mais alta entre as grandes economias. Isto fez com que o real atingisse máximas históricas, pressionando as exportações. A produção industrial brasileira vem registrando um crescimento baixo na comparação anual. O crédito ao consumidor e o padrão de consumo, que têm sido elementos fundamentais de crescimento, parecem insustentáveis agora que as taxas de juros estão crescendo e o crédito está sendo restringido.
Neste cenário, parece que os consumidores brasileiros estão alavancados demais. Com as taxas de juros sobre empréstimos aumentando toda hora, estimativas dizem que atualmente o pagamento de dívidas consome cerca de 18% da renda disponível do brasileiro. Com o aumento da inadimplência, o crescimento poderá ser menor e mais volátil nos próximos anos.
Além disso, o fato de o governo brasileiro ter interferido na gestão da Vale do Rio Doce também afastou os investidores do mercado. O mesmo aconteceu quando pensamos na “natureza arbitrária” das medidas que o governo brasileiro adotou para controlar a valorização do real. As disputas internas do governo da presidente Dilma Rousseff colocaram em compasso de espera as grandes reformas tributárias e trabalhistas que elevariam o potencial de crescimento da economia brasileira. Analistas acreditam que muitos investidores estrangeiros estão insatisfeitos com o lento progresso das reformas até o momento, já que eles esperavam políticas favoráveis.
Não surpreende, neste cenário, que a Bovespa (que depende bastante do desempenho do mercado de commodities), esteja particularmente vulnerável ao nervosismo recente do mercado, preocupado com as perspectivas de crescimento da economia mundial. Agora, o governo Dilma precisa garantir que o Brasil pareça um destino de ponta para os investidores, e não mais uma vez, o destino do “investidor mochileiro,” que prefere lugares baratos, cheios de aventuras e riscos.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: