Vítor Alberto Klein's Blog

18/08/2011

Agência japonesa eleva nota do Brasil

Filed under: Atualidades — vitoralbertoklein @ 11:32

11 de agosto de 2011 | 12h 13

Por Regina Cardeal e Danielle Chaves, da Agência Estado

Fonte:  http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,agencia-japonesa-eleva-nota-do-brasil,79790,0.htm

 

Criação de ‘robusto mercado doméstico’ no País justifica melhora de rating.

 

SÃO PAULO – A agência de classificação de risco japonesa Rating and Investiment Information (R&I) elevou o rating do Brasil de BBB- para BBB, com perspectiva estável. O comunicado da empresa afirma que, com a emergência das famílias de renda média, “um robusto mercado doméstico está sendo criado no Brasil”. Segundo a R&I, o risco de que a economia brasileira sofra seriamente com as mudanças drásticas no cenário externo diminuiu.

“A inflação está cedendo e, graças ao estrito respeito à lei de responsabilidade fiscal, a posição fiscal do País continua favorável”, diz a nota. Enquanto o cenário da economia global se tornou mais conturbado, a administração fiscal e econômica do Brasil tem maior estabilidade, prossegue a R&I. Em nota, o Tesouro Nacional informou que a elevação na nota brasileira num momento de extrema volatilidade dos mercados financeiros internacionais demonstra a solidez da gestão da política econômica brasileira.

Para que a qualidade de crédito do Brasil aumente novamente, o governo precisa eliminar os gargalos do lado da oferta para o crescimento econômico, aumentando investimentos e fazendo esforços para mitigar as pressões inflacionárias ainda mais, diz a agência japonesa. Isso requer o aumento da taxa doméstica de poupança, que está atualmente abaixo de 20% do PIB e um aumento na relação de investimento, de forma a não causar uma deterioração no balanço de conta corrente, acrescenta.

A agência afirma que o governo Dilma Rousseff “tem mantido firmemente a disciplina fiscal em linha com a lei de responsabilidade fiscal”. Para 2012, a R&I aponta algumas preocupações, tais como as pressões de um aumento do salário do funcionalismo e das aposentadorias, num cenário de crescimento de dois dígitos do salário mínimo e da expansão dos gastos com construção de infraestrutura, como aeroportos, ferrovias e estádios para a Copa de 2014. “Mesmo assim, a R&I acredita que a possibilidade de que a disciplina fiscal do país sofra uma erosão séria é pequena.”

A R&I havia elevado o Brasil a grau de investimento em abril de 2008. Na ocasião, a agência passou a nota brasileira de BB+ para BBB-.

O Brasil tem o segundo grau de investimento por quatro agências internacionais. Além da japonesa, também atribuem a nota ao Brasil a Fitch, a Moody’s e a JCR. Já para a Standard & Poor’s, o Brasil está no primeiro grau de investimento, com perspectiva positiva.

1 Comentário »

  1. […] Read the original post: Agência japonesa eleva nota do Brasil « Vítor Alberto Klein's Blog … […]

    Pingback por Agência japonesa eleva nota do Brasil « Vítor Alberto Klein's Blog … | Veja, Brasil — 18/08/2011 @ 22:48 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: