Vítor Alberto Klein's Blog

09/07/2011

Falsos empréstimos do mensalão somam R$ 75 mi, diz Gurgel

Filed under: Atualidades — vitoralbertoklein @ 15:28

09/07/2011 – 05h44

Fonte:  http://www1.folha.uol.com.br/poder/941203-falsos-emprestimos-do-mensalao-somam-r-75-mi-diz-gurgel.shtml

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, concluiu que os empréstimos fraudulentos dos bancos Rural e BMG ao grupo do publicitário Marcos Valério e ao PT, que encobriram o caixa dois do mensalão, ultrapassaram R$ 75 milhões, informa reportagem de Felipe Seligman, publicada na Folha deste sábado (íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

A informação consta de suas alegações finais enviadas na quinta-feira (7) ao STF (Supremo Tribunal Federal). Gurgel não explica como chegou ao valor. Apenas diz que foram “pseudo” empréstimos que, segundo ele, abasteceram o esquema.

Procurador-geral pede a condenação de 36 réus do mensalão
Gushiken deve ser absolvido, diz procurador
Dirceu diz que acusação de procurador é ‘interpretação peculiar’
Banco Rural chama parecer sobre mensalão de ‘equívoco’

Em seu parecer de 390 páginas, Gurgel pede ao Supremo a condenação de 36 réus por envolvimento no esquema do mensalão. Somadas, as penas máximas chegariam a 4.700 anos de prisão.

Se o caso for julgado procedente e nenhum dos crimes prescrever, o publicitário Marcos Valério de Souza, acusado de operar o esquema, poderá ser condenado a até 527 anos de prisão.

O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), chamado de “chefe da quadrilha”, e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares pegariam até 111 anos.

Mesmo que o STF opte pelas condenações máximas, a legislação limita o cumprimento de pena a 30 anos, além de estabelecer regras para que os condenados diminuam suas penas.

Os réus sempre negaram a existência do esquema.

Depois de mais de cinco anos de processo, em que foram realizados diversas perícias e tomadas centenas de depoimentos, o procurador-geral concluiu que ficou comprovada a existência do esquema criminoso, revelado pela Folha em 2005.

—-

Por Vítor Alberto Klein

Se o caso for julgado procedente (e a todos cabem todos os recursos possíveis para defesa, isto é constitucional), mas pelo que se vê não há argumentação possível para a não condenação, assim desta forma, “XILINDRÓ” neles !!!

Caras-pintadas, vamos sair às ruas para o cumprimento da LEI !  Oras bolas…, ou será que todos os caras-pintadas são do PT ???

Agora, da mesma forma que na época do Collor, as Instituições, a legalidade e a moralidade no trato da “coisa pública” necessitam ser preservados e defendidos !  Certo ? ou Errado ?

Ao invés de “tanto foco” em paradas GLS  (que considero legítimo) e em paradas a favor da maconha (que para mim é controverso), a população deve exigir que a “moralidade pública” seja restaurada, afinal, trata-se do Procurador-Geral da República Federativa do Brasil que está demonstrando isso (até provas em contrário).

Se deixarem PRESCREVER O PRAZO para condenação por formação de quadrilha e etc., através de manobras de advogados “exxperrtos” e régiamente bem remunerados, aí sim estaremos entregues às mãos do “destino” e sem mais a segurança e confiabilidade institucional e política, sempre encontradas nos alicerces de nossas Instituições Democráticas.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: