Vítor Alberto Klein's Blog

06/07/2011

CNDL: fusão entre Pão de Açúcar e Carrefour pode elevar preços

Filed under: Atualidades — vitoralbertoklein @ 11:44

06 de julho de 2011 • 10h25 •  atualizado 11h23

Fonte:  http://not.economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201107061325_TRR_79810336

Por Luciana Cobucci – Direto de Brasília
O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Júnior, afirmou nesta quarta-feira que a fusão entre os grupos Pão de Açúcar e Carrefour pode gerar aumento de preços para os consumidores. Para Pellizzaro, o impacto da fusão entre os dois grupos ainda não pode ser medido, mas a concentração no varejo brasileiro é um processo preocupante.”A concentração gera aumento de preços. No mínimo, desestimula a queda. Tira um concorrente peso-pesado do mercado. A fusão vai gerar uma concentração bastante pesada. Quando junta os dois, gera uma empresa que passa a ser a terceira maior empresa brasileira, só atrás da Petrobras e da Vale”, disse. O presidente da CNDL também criticou a entrada do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na operação, que poderá participar com até 18% das ações da nova empresa. “Se tivesse envolvido só a iniciativa privada, mas tem dinheiro público no meio, e bastante. O Brasil tem que começar a discutir com o governo para quê esse dinheiro deve ser usado. A grande pergunta é: qual é a função do BNDES ? Ele tem função de fomento, não de lucro. Isso traz benefício para o brasileiro ? Enquanto a gente vê micro e pequenas empresas pagando juros acima da realidade, vê dinheiro público nessa operação que não é produtiva, mas especulativa”, afirmou. Pellizzaro também elencou os prejuízos à concorrência caso a fusão se concretize. O presidente da confederação dos lojistas destacou que empresas maiores têm mais possibilidades de conseguir capital no exterior com juros menores do que as empresas de pequeno porte conseguem no Brasil. Além disso, ele acredita que haverá demissões e fechamento de lojas, ao contrário do que prometem os grupos envolvidos na operação. “Na parte administrativa eles não vão manter duas, vão fechar uma, certamente. As empresas fazem fusão para aumentar sua penetração no mercado e a rentabilidade, e um dos fatores é a redução de custo com manutenção de receita. Não vão fechar lojas amanhã porque se isso acontecer, outro concorrente vai se estabelecer naquele lugar. Mas vão viabilizar no médio prazo outro segmento de mercado para usar o ponto que não seja concorrente”, argumentou. O presidente lembrou, ainda, que o Brasil optou pela concentração no caso dos bancos e, pela falta de concorrência no setor, o “spread” pago pelos correntistas é um dos maiores do mundo (spread é a diferença entre o valor que o banco paga para tomar dinheiro emprestado dos correntistas e os juros cobrados em empréstimos como o cheque especial). “O Brasil vê os efeitos da concentração no sistema financeiro, nossa opção foi por concentração de bancos e não houve nada ilegal nem imoral nesse processo, foi projetado para acontecer assim. Hoje você vê o spread bancário em maio de 2011 foi de 28%, um dos mais altos do mundo. Isso porque falta concorrência”, disse.
Por Vítor Alberto Klein
O quê Abílio Diniz não diz sorrindo (que trata-se de um excelente negócio para a Nação, abrirá mercados e etc) e que nós depois não acabamos chorando ???
E essa turma do Planalto (BNDES), dizendo que isso irá facilitar a colocação de produtos nacionais nas gôndolas do Carrefour espalhadas pelo mundo ! Conversa para boi dormir….
PS: Os destaques em negrito no texto do Sr. Roque Pellizzaro são meus.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: