Vítor Alberto Klein's Blog

13/05/2011

Unisinos quer tomar conta de Porto Alegre

Filed under: Atualidades — vitoralbertoklein @ 18:41

Por Guilherme Neves – sexta-feira, 13/05/2011 – 15:53

Fonte: http://www.baguete.com.br/noticias/internet/13/05/2011/unisinos-quer-tomar-conta-de-porto-alegre

A Unisinos quer fincar o pé em Porto Alegre, e cuidar da cidade é a nova estratégia de aproximação com os porto-alegrenses.

Depois de 40 anos em São Leopoldo, a universidade, que investirá R$ 60 milhões até 2020 em um campus na capital, onde hoje fica o Colégio Anchieta, lançou o portal PortoAlegre.cc. Capitaneado pela instituição, o projeto cria uma wikicidade – um site em que internautas inserem suas reivindicações para o município.

“Porto Alegre é a pioneira nesse formato”,  enfatiza Daniel Bittencourt, coordenador do curso de Comunicação Digital da Unisinos e um dos coautores do portoalegre.cc.

Segundo o professor, o projeto vem para consolidar a presença da instituição na cidade, mas não se resume a uma estratégia de marketing.

No endereço (acesse nos links relacionados abaixo), os internautas encontram um site cujo conteúdo central é o mapa de Porto Alegre onde demandas dos cidadãos são inseridas.

Nos primeiros 45 dias foram 780 causas inseridas e 31,5 mil visitas únicas, que duraram, em média, três minutos e 40 segundos. Além disso, 560 usuários se cadastraram no período.

Há reivindicações envolvendo segurança, mobilidade urbana, tecnologia, meio ambiente, cultura, esporte e lazer, turismo, entre outras.

Segundo Bittencourt, que também encabeçou o Redenção.cc (leia mais sobre o projeto nas matérias relacionadas abaixo), o esforço do PortoAlegre.cc não aborda epenas uma área sob responsabilidade da universidade, como um campus. Antes, quer fomentar o cuidado com a cidade como um todo.

“Trata-se de um projeto social para transformar a vida das pessoas”, diz Bittencourt.

Os valores dos investimentos da Unisinos no PortoAlegre.cc não foram divulgados.

Parcerias com mercado e poder público
Além da prefeitura, a fundação Parceiros Voluntários faz parte da iniciativa. Reuniões com 40 colaboradores, que deverão ajudar na multiplicação da ideia por trás do PortoAlegre.cc, já foram realizadas.

O planejamento, apesar das parcerias, é da Unisinos.

Caberá à universidade, por exemplo, projetar o software que gera as “nuvens de sentimento” sobre a cidade, a partir das informações publicadas em redes sociais e no próprio site PortoAlegre.cc.

Projetados os códigos, entra o mercado.

“No caso da portabilidade, por exemplo, é quase certo que faremos uma aproximação com empresas para a execução do desenho feito na Unisinos”, revela o professor.

Como funciona o projeto
Lançado no dia 24 de abril, o portoalegre.cc tem cinco etapas.

Hoje na primeira fase, o projeto está num esforço de mobilizar a população ao redor da ferramenta, procurando agregar novos cadastrados e reivindicações. A próxima etapa será “restaurar a memória afetiva”. Na prática, os internautas poderão inserir conteúdos como fotos e textos.

Depois, é a vez da mensuração de tudo que é dito sobre Porto Alegre. Um software desenhado pela Unisinos vai “mapear os sentimentos” com base em comentários em redes sociais.

“Queremos mostrar ao poder público onde ele deve agir mais rápido para atender às demandas da população”, relata Bittencourt.

O professor relata que a prefeitura já é uma observadora atenta das demandas inseridas.

Portabilidade e futuro da cidade
Na quarta etapa, a plataforma será portada para dispositivos móveis, como iPhones, iPads, iPods e portáteis com a plataforma Android, do Google.

Finalmente, o portoalegre.cc servirá como cenário de construção de um cenário futuro. “É a resposta à pergunta: “qual a Porto Alegre queremos pro futuro””, diz o coordenador da Comunicação Digital da Unisinos.

A Unisinos
Hoje, a Unisinos tem cerca de 25 mil estudantes em cursos de graduação, pós-graduação e extensão, e integra uma rede de 200 instituições de ensino superior jesuítas, com 2,2 milhões de alunos no mundo todo.

Há 40 anos em São Leopoldo – a 24 quilômetros de Porto Alegre –, a instituição conta com 900 professores e aproximadamente 900 funcionários.

Unidade porto-alegrense
Em Porto Alegre, a universidade oferece 25 cursos de graduação, 36 especializações, 11 MBAs, cursos de extensão em língua inglesa, espanhola e portuguesa, além do mestrado em Design.

No local onde hoje se encontra a Escola Infantil do Colégio Anchieta será construído um edifício de sete andares, com 70 salas de aula, até 2020.

Hoje, cursos de graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais, Segurança da Informação já são oferecidos em Porto Alegre.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: