Vítor Alberto Klein's Blog

22/04/2011

Governo sem publicidade perde contato com população

Filed under: Atualidades — vitoralbertoklein @ 15:29

Por Bárbara Ladeia   (bladeia@brasileconomico.com.br)
20/04/11 16:53

Fonte:  http://www.brasileconomico.com.br/noticias/governo-sem-publicidade-perde-contato-com-populacao_100718.html

Dados divulgados pela Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal apontam que o governo Lula gastou R$ 1,629 bilhão em publicidade em 2010, 70,3% a mais do que seu antecessor.

Os gastos foram 70,3% superiores aos apresentados por Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 2002 (também último ano de governo), somando a administração direta (ministérios) e indireta (autarquias, fundações e empresas estatais).

Para o especialista em marketing político e diretor corporativo da ESPM, Emmanuel Publio Dias, a publicidade não pode ser considerada apenas um gasto.

Confira a entrevista do especialista ao Brasil Econômico.

Qual a melhor forma de analisar os gastos de publicidade do Governo Federal?

A publicidade não pode ser vista como um gasto estanque. Tecnicamente, a publicidade de um governo ou uma empresa é um investimento pois gera ganhos, retorno em imagem. No entanto, se disseminou que quanto maior o gasto com publicidade pior é a gestão pública, o que é um equívoco.

É uma visão lamentavelmente distorcida, já utilizada pelo PT quando era oposição e agora é a crítica do PSDB, que está nesse papel.

Você vê alguma inconsistência nos números divulgados?

Nenhum erro, propriamente, mas esse gasto não aponta exclusivamente o que o governo utilizou em benefício próprio. No próprio levantamento está claro que esse valor reúne os gastos com campanhas publicitárias de saúde, por exemplo, e também os gastos das estatais.

Não dá para medir a eficiência do governo contando com os gastos de publicidade de uma empresa como a Petrobras por exemplo. Não é exatamente um erro, mas é uma abrangência equivocada que acaba levando a um raciocínio errado.

É possível reduzir os gastos com publicidade sem prejuízo à imagem do governo?

É possível sim reduzir os gastos, mas é inviável passar por isso sem que a imagem do governo acabe de alguma forma prejudicada. Se reduzirem esse gasto de forma muito violenta, a capacidade de comunicação entre o governo e a população acaba muito prejudicada.

Até mesmo do ponto de vista de informação da população, uma vez que também estão contabilizadas por exemplo as campanhas de saúde, de conscientização, entre outras — partindo do princípio de que está tudo sendo bem feito. Ou seja, não dá para analisar os gastos com publicidade de um governo de uma forma tão superficial.

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