Vítor Alberto Klein's Blog

21/04/2011

A gestão além da qualidade

Filed under: Gestão Empresarial — vitoralbertoklein @ 13:11

Fonte original:  http://www.hsm.com.br/blog/2011/04/a-gestao-alem-da-qualidade/

Fonte secundária:  REAGE

Algum tempo atrás as empresas tinham o foco total em qualidade e esse era o caminho para tornar um negócio bem- sucedido. O dia a dia começou a mostrar que mesmo com produtos de qualidade, se não houvesse uma gestão equilibrada e de olho também nos procedimentos internos, não seria fácil se destacar.

Uma declaração do diretor executivo da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), Ricardo Correa, leva cada gestor a refletir a questão. Ele diz que as organizações passaram a fazer não só a gestão da qualidade dos processos, mas também a trabalhar a qualidade da gestão. Isso é fundamental para sobreviver no mercado.

Para obter esse tão sonhado sucesso na gestão, a FNQ sugere seguir oito passos que podem auxiliar nossos líderes:

1 – Seja um líder exemplar

O líder precisa atuar de forma aberta, democrática e ativa, incentivando a cultura da excelência, a promoção de relações de qualidade e a proteção dos interesses da organização.

2 – Equilibre planos a curto e longo prazos

Estabeleça estratégias para alcançar os objetivos da empresa, levando em conta informações relativas a clientes, mercados, fornecedores, colaboradores, sua capacidade de prestar serviços, produzir e vender.

3 –Conheça e ouça clientes

Agrupe os tipos de clientes com características similares, identifique e analise suas necessidades. Com isso será possível oferecer serviços e produtos adequados aos grupos. Promova avaliações periódicas para medir o nível de satisfação e crie um meio de comunicação para ouvir reclamações e sugestões.

4 – Preocupe-se com o meio ambiente e seja socialmente responsável

Fique atento aos danos que as atividades e instalações da empresa causam ao meio ambiente. Promova ações e projetos sociais, envolvendo e conscientizando colaboradores com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável.

5 – Organize informações

Registre e documente as informações necessárias para a execução das atividades da empresa. Disponibilize ferramentas e tecnologias que possibilite e compartilhamento dessas informações com todos os colaboradores envolvidos.

6 – Incentive, respeite e valorize colaboradores

Defina funções e responsabilidades dos colaboradores para que haja sinergia do trabalho em equipe. Disponibilize ações de capacitação e planos de treinamento para desenvolver as habilidades e conhecimentos necessários para as atividades diárias.

7 – Domine os processos e forneça informações confiáveis

Os gestores devem conhecer e segmentar os processos que agregam valor para o seu negócio, assim como aqueles relacionados aos fornecedores e aos aspectos financeiros. A tomada de decisões e a execução de ações precisa ter como base a medição e a análise de desempenho, além de incluir os riscos identificados.

8 – Controle o desempenho do negócio

A empresa deve estabelecer indicadores e metas que permitam controlar as principais atividades e analisar o desempenho. Esses indicadores e metas precisam avaliar finanças, produção, vendas, fornecedores, clientes,colaboradores e questões ambientais.

Essas diretrizes são um ponto de partida para uma gestão de sucesso. Elas podem abrir caminho para várias outras iniciativas e processos de boas práticas. Por isso, vale a pena tentar segui-las.

Essas etapas são baseadas nos Critérios de Excelência do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), difundido pela própria FNQ.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: