Vítor Alberto Klein's Blog

20/04/2011

Governo fará novas medidas contra alta do real, diz ministro

Filed under: Atualidades — vitoralbertoklein @ 12:07

20/04/2011 – 10h37

Por ANA CAROLINA OLIVEIRA
DE BRASÍLIA

O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) afirmou nesta quarta-feira que o governo vai continuar a combater a alta do real.

Pimentel não detalhou o que será feito, mas disse que isso está em estudo pelo Ministério da Fazenda.

Ministro afirma que país poderá adotar salvaguardas comerciais

“Alguma coisa vai ser feita e eu tenho certeza que o ministro da Fazenda e o presidente do Banco Central estão atentos a questão. Temos que respeitar a autonomia de cada ministério, quem pode falar é ele”, afirmou o ministro.

Pimentel criticou o governo americano por desvalorizar a sua própria moeda e assim prejudicar outros países. Durante o programa de rádio “Bom Dia Ministro”, ele afirmou que o real deverá permanecer valorizado nos próximos anos, o que prejudica as exportações.

“O que está acontecendo não é uma valorização do real, mas uma desvalorização do dólar deliberada. O governo americano está trabalhando contra a sua própria moeda, desvalorizando o dólar para recuperar a competitividade americana. Isso é um problema mundial, não é só do Brasil.”

O ministro também disse que espera “maturidade” do Copom (Comitê de Política Monetária), que define nesta quarta-feira a nova taxa básica de juros –atualmente em 11,75%. A expectativa do mercado é que haja um aumento.

EXIMBANK

Em relação a criação do Eximbank, banco estatal para financiar exportações, Pimentel disse que o governo espera anunciar novidades em breve.

“O Exim Bank é um projeto que nós ainda estamos modelando, ele está praticamente pronto e só depende agora de decisão interna do governo. Eu acredito que ao longo do mês de maio, até junho a gente tenha isso formatado e decidido e vai ser anunciado. Vai ser uma linha importante de ajuda às nossas exportações”, afirmou o ministro.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: