Vítor Alberto Klein's Blog

19/04/2011

Governo desqualifica Ipea após relatório contra aeroportos

Filed under: Atualidades — vitoralbertoklein @ 13:11

Fonte:  http://esportes.terra.com.br/futebol/brasil2014/noticias/0,,OI5085045-EI10545,00-Governo+desqualifica+Ipea+apos+relatorio+contra+aeroportos.html

19 de abril de 2011 12h35 atualizado às 12h54

Por Laryssa Borges – Direto de Brasília

Após o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea, órgão ligado ao Governo) ter divulgado relatório em que previa que pelo menos nove aeroportos corriam o risco de não ficarem prontos a tempo para a Copa do Mundo de 2014, ministros do Governo desqualificaram, nesta terça-feira, o levantamento e resumiram as previsões da entidade a “um recorte de jornal”.

“Não foi o Ipea (quem fez o relatório), foi um pesquisador do Ipea que juntou recortes de jornal e resolveu fazer aquele pronunciamento. Ele não está autorizado, não representa definitivamente a posição do Governo. Ele não representa a voz formal do Ipea e muito menos a posição do Governo. O Governo está preocupado em tomar todas as medidas, mas não há nenhum desespero, nenhuma irresponsabilidade. Estamos procurando realizar tudo dentro do previsto, com muito cuidado, respeitando as normas”, disse o ministro da Secretaria-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que informou ainda que não há “desespero” em relação ao cronograma dos empreendimentos. Em todo caso, ressaltou, serão aceleradas as obras para o Mundial de Futebol.

“Lógico, é natural isso (acelerar as obras). Há o tempo dos projetos, da maturação. Muita gente profecia a desgraça e começa achar que o Brasil não tem condição (de sediar o campeonato). O Brasil já deu demonstração de competência. Há certos setores da sociedade que parece que não venceram o complexo de vira-lata, de que não podemos fazer as coisas bem feitas. Podemos, já demonstramos isso, e assim será feito”, analisou o ministro. “É natural que tenha que acelerar. Quem já trabalhou na construção sabe disso. Você tem sempre um ritmo que em um dado momento tem que acelerar. Não temos tido nenhum marca de grande atraso”, completou.

Carvalho também explica que é “natural” que ocorram alguns atrasos no cronograma de obras para as melhorias necessárias na infraestrutura para receber um evento do porte de uma Copa, mas que todos os compromissos serão rigorosamente cumpridos para que o evento transcorra sem problemas.

“Temos que trabalhar, sim, com um necessidade de intensificar daqui para a frente as obras, mas pela experiência dos outros países, todos eles tiveram problemas, como é natural que tenha qualquer obra grande, mas haveremos de cumprir tudo que assumimos como compromisso perante a Fifa e perante a comunidade internacional”, afirmou.

Responsável pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse que críticas de atraso em obras também foram feitas antes da Copa na Alemanha, em 2006, e da África do Sul, em 2010.

“Tem diferença entre os diversos tipos de obras que são necessárias para a Copa. Todo mundo achava que ia ter problema na Alemanha, na África do Sul, em Londres, e as Copas aconteceram, a Olimpíada também vai acontecer em Londres. Eu acho que aqui no Brasil vai ser a mesma coisa. Vamos trabalhar firmemente com estados e municípios para garantir a execução de todas as obras”, disse a ministra, discordando do ponto de vista do relatório divulgado pelo Ipea.

“O estudo do Ipea tem um ponto de vista, nós temos outros dados para lidar com isso. O mais importante é o seguinte: o País inteiro está preocupado com o tema e vai se empenhar para que o Brasil tenha uma excelente desempenho na Copa do Mundo, não só nas obras, mas também no futebol”, finalizou.

Por Vítor Alberto Klein

Ai, ai…

Que ninguém diga que alguma coisa esteja ruim ou errada neste país, por favor !

Se assim o fizer, será classificado como possuidor da síndrome do “complexo de vira-lata” !  rsrsrsrsrsrsss

PS: Óbvio que a mesma metodologia e sistemática sendo utilizadas para os projetos das Olimpíadas de Londres 2012 serão utilizadas por aqui. Será ?

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: