Vítor Alberto Klein's Blog

05/04/2011

OS VALORES HUMANOS NUM MUNDO EM MUDANÇA

Filed under: Atualidades — vitoralbertoklein @ 11:16

Fonte:  http://portaldosanjos.ning.com/group/valoresquenotempreo/forum/topic/show?id=3406316%3ATopic%3A489005&xgs=1&xg_source=msg_share_topic

Por A.J.Faria

O relacionamento humano é algo de complexo. Esta afirmação torna-se extremamente objectiva, quando na prática vivencial nos deparamos com situações que nos fazem reflectir um pouco no modelo de relacionamento que assumimos, perante a comunidade da qual fazemos parte.

Vem esta introdução a propósito, da dificuldade em que um determinado individuo possa encontrar para manter os seus valores e ideais numa determinada sociedade, e simultaneamente manter o circulo de relacionamento, seja no trabalho, na família, com os amigos, e mesmo na restante comunidade em geral, sem que para isso tenha de abdicar da sua identidade cultural, da sua visão sobre o mundo, e da forma de interpretar qualquer problemática seja ela de que indole for.

Podemos referir algumas hipotéticas situações, embora de forma genérica, que nos auxiliarão na compreensão da tenacidade e coragem, com que serão confrontados os indivíduos que não se resignam ao conformismo e muito menos à hipocrisia que por vezes se instalam em seu redor.
A pluralidade das ideias, a liberdade de opinião, o ter acesso a determinado poder, a pressão da comunicaçao social, tudo isso são factores que podem e devem ser positivos quando bem orientados para o bem comum.

Mas, existe também o reverso da medalha, isto é, se os valores que estas correntes irradiam porventura são discutíveis, embora possam dominar no espaço social em que estão inseridos, o insurgir-se, o tornar público posições contrárias, o lutar por ideais ou por um conjunto de valores divergentes, implica uma forte determinação de não pactuar com aquilo a que poderemos chamar de politicamente correcto.
Vivemos numa sociedade geradora de facilitismos, demasiado permissiva, onde se confunde valores essenciais com “sacos de batatas fritas” e onde a informação por vezes se confunde com formação, gerando correntes de opinião imbuidas de muita boa vontade, mas com alicerces e fundamentos extremamente frágeis e pouco convincentes.

De realçar ainda, que a proliferação destas correntes de opinião ditas “modernas ou de vanguarda” atingem negativamente meios onde por vezes a informação é deficiente, ou então, onde a escala de determinados valores tem tanta importância, como o fenómeno da “futebolite aguda”.
O defender determinados valores e principios que estão “fora de moda”, como se valores essenciais pudessem alguma vez ser prescindíveis, leva a que haja uma marginalização destas pessoas ou instituições, consideradas por vezes como conservadores, ou pior ainda, como inadaptados que não souberam acompanhar o “evoluir dos tempos”.
Saibamos reflectir nestas questões, não de uma forma fundamentalista, porque doentia, mas sabendo verdadeiramente congregar a sociedade em torno desta problemática, tendo como objectivo essencial a não degradação ou a valorização de valores e princípos que são imprescindíveis e fundamentais para a sociedade actual e para as gerações vindouras.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: