Vítor Alberto Klein's Blog

01/04/2011

Empresas de tecnologia apostam no potencial da cidade de Santos

Filed under: T.I. — vitoralbertoklein @ 14:19

Por Nelson Rocco, enviado especial a Santos | 31/03/2011 13:56

Fonte:  http://economia.ig.com.br/empresas+de+tecnologia+apostam+no+potencial+da+cidade/n1300016462688.html

Companhias apontam a mão de obra como uma das vantagens competitivas de Santos, cidade que vive expansão econômica.

A expansão vivida pela cidade de Santos, no litoral paulista, está espalhando seu vigor por empresas de setores tão diversos que é difícil enxergar qualquer relação com o pré-sal da Bacia de Santos, que está em fase de prospecção por parte da Petrobras. São os investimentos massivos da estatal que têm proporcionado a pujança econômica.

 

Foto: Luiz Fernando Manezes/Fotoarena

Alexandre Ehrenberger, sócio da Age: novo produto para o setor de petróleo e gás


A Tivit resolveu descer a Serra do Mar levada pela necessidade de mão de obra de qualidade. Abriu em janeiro uma unidade na região central da cidade, aproveitando os incentivos fiscais oferecidos pela prefeitura. Segundo André Frederico, diretor de planejamento estratégico da Tivit, os investimentos foram de R$ 35 milhões. “O prédio já existia, mas reformamos e adequamos às nossas necessidades.”

A filial santista é a 18ª da Tivit no País. A empresa presta serviços de tecnologia e de terceirização de processos. Frederico conta que a abertura da unidade faz parte da estratégia da companhia de buscar cidades de menor porte. Hoje, por exemplo, ela já atua em Curitiba, no Paraná, além de São José dos Campos e Jundiaí, ambas no interior de São Paulo.

“Santos oferece ótima infraestrutura de transportes e de energia, além de ter excelentes universidades, o que gera um canal de recursos humanos capacitado para trabalhar nas nossas unidades”, afirma o executivo. Ele diz que a filial santista conta com o trabalho de 2.000 pessoas, mas que o local tem espaço para 4.500.

Potencial local

Outra companhia de tecnologia que aposta na capacidade dos santistas é a Age Technology. Especializada na prestação de serviços pela computação em nuvens, em que o cliente não compra o programa, apenas o utiliza por meio da internet, a empresa tem dez anos de atividade. O sócio Alexandre Ehrenberger conta que, pela computação em nuvens, oferece tecnologia de ponta por um custo fracionado.

O seu programa, o SOC, faz o gerenciamento das informações médicas de funcionários. “Todos os bancos de dados dos clientes ficam conosco. Não vendemos software. Hoje, estamos em 18 Estados brasileiro e não temos uma filial nesses locais”, afirma o empresário, que se orgulha dos seus cerca de 200 clientes e do gerenciamento de informações de 2,8 milhões de trabalhadores. “Esse volume representa 10% de todos os funcionários celetistas do País”, calcula, lembrando de alguns clientes de porte, como Nestlé e Mendes Júnior.

A Age tem 45 funcionários e o empresário faz questão de contar que todos são contratados e recebem benefícios, como auxílio alimentação e plano de saúde. “Software é um organismo vivo, sempre tem o que melhorar”, diz ele, afirmando que a especialização do pessoal é “fundamental” para o sucesso de sua empresa. No ano passado, a Age faturou R$ 5,2 milhões brutos, com um crescimento de 40% sobre 2009.

A novidade na empresa é um novo programa, o Maestro, para a gestão de processos de fluxo de trabalho, também pela tecnologia em nuvens. Com ele, os clientes vão poder acompanhar e gerenciar o fluxo de trabalho de uma, duas ou todas as unidades, sem ter que armazenar as informações. Elas ficam todas no banco de dados da Age. Ehrenberger conta que o novo produto é voltado para petróleo e gás e atividades portuárias. “Já temos a Saint Gabain como cliente, que tem 40 fábricas e precisa integrar todo o gerenciamento”, revela o empresário.

Esta reportagem integra a segunda parte de uma série realizada pelo iG sobre a economia de Santos.

Veja também:

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: