Vítor Alberto Klein's Blog

04/03/2011

Foguete falha e satélite de US$ 420 milhões não entra em órbita

Filed under: Variedades — vitoralbertoklein @ 20:20

4 mar 2011

O foguete Taurus XL, que levaria ao espaço o satélite de sensoriamento meteorológico Glory sofreu uma pane 3 minutos após o lançamento e de acordo com os dados telemétricos não conseguiu atingir a órbita programada. Com a falha, a Nasa entrou em “estado de contingência” e tomou medidas de segurança para impedir que o artefato caísse sobre áreas populosas.

link:  http://www.youtube.com/watch?v=A3EFYvEUjCM&feature=player_embedded

De acordo com a agência espacial americana, um dos ignitores que deveria separar a proteção do satélite no nariz do foguete não funcionou. Com excesso de peso, o Taurus XL não conseguiu atingir velocidade suficiente para alcançar a órbita programada a 705 km de altitude.

O lançamento ocorreu às 07h10 pelo horário de Brasília e foi feito a partir da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia e o objetivo seria colocar em órbita o satélite Glory, avaliado em 420 milhões de dólares. A missão já tinha sofrido um adiamento em 23 de fevereiro, depois que uma falha nos computadores de bordo foi detectada um dia antes do lançamento.

Essa é a segunda falha de um lançamento de um foguete Taurus XL em dois anos. Em 2009, um foguete semelhante sofreu o mesmo tipo de falha e não conseguiu colocar em órbita polar o satélite de sensoriamente remoto OCO (Orbiting Carbon Observatory). O satélite não conseguiu atingir a órbita a 705 km de altitude e caiu no oceano Pacífico, na região da Antártida.

Ainda não se sabe o destino do Glory. Como a trajetória do foguete deveria colocar o satélite em órbita polar, é bem possível que o mesmo tenha seguido o mesmo caminho, mas não se pode descartar a possibilidade de ter sido explodido ainda sobre o espaço aéreo da Califórnia ou Pacífico oriental.


Fotos: No topo, lançamento do foguete Taurus XL, em 3 de março de 2011. No vídeo, o lançamento registrado pela Nasa-TV. Créditos: Nasa-TV/Youtube/Apolo11.com

—-

Por Vítor Alberto Klein

Alguém sabe me responder porque o homem não voltou mais à Lua ???  Já devem ter se esgotado todas as pesquisas / estudos necessários, óbvio.  Óbvio ???

A ignorância parece ser a grande aliada de tudo aquilo que seja óbvio !

Sou uma pessoa científica, lógica, coerente, em razão de minha própria atividade profissional, mas existem algumas coisas que, sinceramente não compreendo. Não me refiro à explosão do foguete do artigo acima (tratou-se de alguma falha de engenharia), mas me refiro à “grande saga” que existia há 25, 20 anos atrás, de “””conquista do espaço“””.

O que aconteceu ? Porque o projeto das “Challengers” – onibus espacial – foi abandonado ?  Mistério…..rsrsrsrsrssr

Será que nos convencemos de que precisamos arrumar primeiro a “nossa casa” antes de partir para “saltos maiores” ???

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: